Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Alvo de Bolsonaro, urna eletrônica foi criada por militares

Tecnologia foi desenvolvida na década de 1990 por grupo com engenheiros da Marinha, Exército e Aeronáutica

23/07/2021 08:33
Compartilhar notícia
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Urna eleitoral

Alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do general Braga Netto, atual ministro da Defesa, as urnas eletrônicas foram desenvolvidas por militares, na década de 1990. O Brasil não foi o primeiro país a desenvolver a tecnologia, mas foi o primeiro a usar apenas urnas eletrônicas em uma eleição, em 2000.

Segundo o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Velloso, um grupo ténico formado por três engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um do Exército, um da Aeronáutica, um da Marinha e um do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), foi criado para desenvolver a urna.

Alvo de Bolsonaro, urna eletrônica foi criada por militares - destaque galeria
5 imagens
A urna eletrônica vem sofrendo diversos ataques em relação à sua credibilidade desde as eleições de 2018
A urna eletrônica
Eleições em 2016
Urna Eletrônica
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ressalta que não há demonstração de fraude em razão do uso das urnas eletrônicas
1 de 5

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ressalta que não há demonstração de fraude em razão do uso das urnas eletrônicas

Matheus Venzi / Metrópoles
A urna eletrônica vem sofrendo diversos ataques em relação à sua credibilidade desde as eleições de 2018
2 de 5

A urna eletrônica vem sofrendo diversos ataques em relação à sua credibilidade desde as eleições de 2018

Daniel Ferreira/Metrópoles
A urna eletrônica
3 de 5

A urna eletrônica

Elza Fiúza/Agência Brasil
Eleições em 2016
4 de 5

Eleições em 2016

Daniel Ferreira/Metrópoles
Urna Eletrônica
5 de 5

Urna Eletrônica

José Cruz/Agência Brasil

“A comissão técnica começou do zero, foi trabalhando e construindo e fez o protótipo da urna. Quando a comissão trabalhava, fui visitado por representantes de empresas estrangeiras oferecendo urnas para nós. Eu dizia: não, vamos fazer uma urna tupiniquim, simples e barata. E assim conseguimos”, conta.

As informações passadas por Carlos Velloso estão registradas nos arquivos do TSE, conforme noticiado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters