Alesp discute criar CPI para investigar Prevent Senior na pandemia

Deputado Paulo Fiorilo (PT) é autor da proposta; Prevent Senior é investigada na CPI do Senado por ocultar mortes em estudo sobre cloroquina

atualizado 24/09/2021 15:46

Prevent SeniorReprodução

São Paulo – Deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) estão colhendo assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Prevent Senior e seus procedimentos médicos em pacientes com Covid-19.

O requerimento foi feito pelo deputado estadual Paulo Fiorilo, do PT. São necessárias 32 assinaturas para que o pedido de criação da CPI seja protocolado.

A possível criação da CPI foi comentada nesta sexta-feira (24/9) pelo governador João Doria (PSDB). O político disse que foi procurado na última quinta-feira (23/9) por deputados estaduais para tratar sobre o tema.

“Fui informado pela Alesp que deverá ser aberta uma CPI para proceder a investigação de todos os procedimentos da Prevent Senior, e manifestei o apoio”, falou.

A Prevent Senior passou a ser investigada pela CPI da Covid-19 no Senado Federal após denúncias de que ocultou mortes que ocorreram durante estudo sobre o uso de medicamentos do chamado “kit Covid”, como hidroxicloroquina e ivermectina, em idosos. Os medicamentos são comprovadamente ineficazes contra a doença.

Doria ainda disse que determinou que o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, avance numa “fiscalização rigorosa” sobre a Prevent Senior e sua atuação durante a pandemia. “Independentemente disso, a orientação dada ao secretário da Saúde é para iniciar imediatamente verificações sobre procedimentos apresentados na CPI do Congresso Nacional, que demonstram procedimentos irregulares da Prevent Senior”, afirmou o governador.

Na última quinta, a CPI do Senado aprovou a convocação de Gorinchteyn, a pedido do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). O senador quer questionar o secretário de Saúde de São Paulo sobre a possibilidade de subnotificação e supernotificação de casos de Covid-19 no estado.

Últimas notícias