Alcolumbre fala em derrota expressiva do governo no IOF: “Começou mal”

Queda do decreto que aumentaria o imposto deixa o governo em situação delicada para atingir a meta fiscal

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidente do Senado Davi Alcolumbre e ministros de Estado participam da abertura oficial da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios - Metrópoles 3
1 de 1 Presidente do Senado Davi Alcolumbre e ministros de Estado participam da abertura oficial da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios - Metrópoles 3 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), classificou a aprovação da derrubada do decreto que reajustou as alíquotas do IOF, nesta qurta-feira (25/6), como uma derrota para o governo. “É, sim, uma derrota para o governo, mas que foi construída a várias mãos”, justificou ao citar a participação de deputados e senadores na tramitação da matéria no Congresso Nacional.

“Esse decreto começou mal. O governo editou um decreto que foi rapidamente rechaçado pela sociedade brasileira”, afirmou ao término da sessão que aprovou o projeto que sustou decretos editados pelo governo. No Senado, a proposta foi aprovada de forma simbólica, registrando votos contrários apenas a bancada do PT e do líder do PDT.

Alcolumbre, entretanto, destacou que esse é apenas um projeto de decreto legislativo (PDL) aprovado entre vários que tramitam na Câmara e no Senado, atém de citar as ocasiões em que o Legislativo apoiou as matérias defendidas pelo governo de Luiz inácio Lula da Silva (PT).

“Esta demonstração no dia de hoje é a demonstração daqueles que estão há dois anos e meio ajudando na agenda do governo. Nós não podemos separar o dia de hoje, como se a novela fosse apenas um capítulo”, disse o presidente do Senado.

O projeto que sustou os decretos editados pelo governo entraram na pauta tanto da Câmara quanto do Senado nesta quarta-feira (25/6).

Crise

A aprovação do PDL marca mais um capítulo na crise entre Executivo e Legislativo, em que parlamentares rejeitam as medidas fiscais propostas pelo governo para cumprir a meta fiscal e garantir déficit zero. Para tentar contornar o imbróglio, o governo apostou na liberação de emendas parlamentares. O montante de verbas empenhadas passa de R$ 1,7 bilhão.

O texto derruba os decretos recentemente editados pelo governo federal que tratam das alíquotas do IOF. O Executivo já havia recuado de parte das medidas e revisado as mudanças, mas o Congresso seguiu insatisfeito e passou a defender a derrubada total.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?