metropoles.com

Alckmin diz que clima em Brasília está “mais leve” após eleição

Vice-presidente eleito, Alckmin, coordena a equipe de transição do governo Lula. Político participa de agendas com líderes dos Poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O coordenador da equipe de transição de Lula e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, dá entrevista diante de púlpito no Senado cercado de outros políticos - Metrópoles
1 de 1 O coordenador da equipe de transição de Lula e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, dá entrevista diante de púlpito no Senado cercado de outros políticos - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, nesta quinta-feira (10/11), que o clima em Brasília está “mais leve” após o resultado do segundo turno das eleições. A declaração foi dada durante reunião com parlamentares de 14 partidos na sede do governo de transição, instalada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

“Muitas pessoas comentaram ontem à noite comigo. A gente sente um ar diferente. Está mais leve. Estamos voltando à normalidade”, disse o vice-presidente.

Geraldo Alckmin é o coordenador da equipe de transição do governo Lula. O time prevê criação de 31 grupos temáticos para trabalhar nos próximos dois meses.

Na terça (8/11), Alckmin assinou uma portaria que instala o gabinete de transição e anunciou os primeiros integrantes dos grupos temáticos: Economia (André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Persio Arida) e Assistência social (Simone Tebet, Márcia Lopes, Tereza Campello e André Quintão).

Durante o discurso desta quinta, o vice-presidente eleito ressaltou a importância da harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e do respeito à democracia.

“Os Poderes são independentes. O presidente Lula colocou muito bem: eleição de Câmara e do Senado é do Legislativo. São independentes, mas são harmônicos. Não é para um Poder destruir o outro, atacar o outro. Pelo contrário. As pessoas passam. O que ficam são as instituições, e precisamos ter boas instituições. Vamos fazer uma transição democrática”, pontuou.

0

Reunião com parlamentares

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita, na manhã desta quinta-feira (10/11), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo.

No CCBB, Lula se reúne com parlamentares aliados. É a primeira vez que o petista comparece ao local. Ele também terá uma série de reuniões internas.

A agenda com deputados e senadores tem o objetivo de ampliar a base do futuro governo no Congresso Nacional. O encontro também terá como pauta a articulação da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que garante a manutenção do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, e o aumento real do salário mínimo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?