metropoles.com

AGU vai oficiar Meta sobre checagem e quer resposta em 72 horas

Medida de questionar a Meta foi anunciada por ministros após reunião com Lula nesta sexta-feira (10/1) no Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Foto de um celular com o ícone do Facebook
1 de 1 Foto de um celular com o ícone do Facebook - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A Advocacia-Geral da União (AGU) oficiou a Meta, empresa dona de mídias sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp, para explicar as mudanças recém-anunciadas na política de checagem de fatos. O órgão do governo federal dará 72 horas para a empresa responder aos questionamentos.

A medida foi anunciada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo chefe daAGU, Jorge Messias, após reunião comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (10/1), no Palácio do Planalto.

O documento cita as principais novas diretrizes adotadas pela Meta e reforça o risco de violação de direitos fundamentais no ambiente digital. Também questiona as providências tomadas pela empresa para coibir a violência de gênero, proteger crianças e adolescentes e prevenir racismo, homofobia e transfobia, entre outros temas relacionados aos direitos fundamentais.

A AGU questiona a empresa sobre a existência de um canal para o recebimento de denúncias de violações de direitos fundamentais, e sobre a divulgação de relatórios de transparência.

O que aconteceu?

Críticas no governo Lula

Chefe da AGU, Jorge Messias criticou a Meta após a reunião com Lula. “A empresa Meta parece biruta de aeroporto. A sociedade brasileira não ficará à mercê desse tipo de política. Ela não foi transparente de qual política vai adotar, precisamos que explique como vai proteger crianças e adolescentes, mulheres, pequenos comerciantes”, cobrou ele.

Já o ministro da Casa Civil usou um caso recente de um vídeo falso feito com inteligência artificial do qual o ministro Fernando Haddad foi vítima para justificar a preocupação do governo. “Mesmo sendo muito mal feito, causa impacto enorme porque as pessoas não conseguem distinguir verdade e mentira. Impacta a economia”, disse Rui Costa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?