metropoles.com

Abordagem policial em Goiás a youtuber negro revolta web. Veja

Filipe Ferreira gravava um vídeo para o canal dele quando foi abordado. A cena foi gravada e viralizou na internet

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Abordagem
1 de 1 Abordagem - Foto: Reprodução

Vídeo de uma abordagem policial na Cidade Ocidental (GO) chocou internautas na noite desta sexta-feira (28/5). Nas imagens, o jovem youtuber Filipe Ferreira, que gravava conteúdo sobre manobras de bicicleta, foi surpreendido pela Polícia Militar de Goiás no momento em que filmava o para o seu canal.

Nas cenas, que viralizaram nas redes sociais, Ferreira aparece, inicialmente, testando movimentos com a bike. No fundo, é possível ver uma viatura da polícia se aproximando. De repente, um dos policiais desce do carro, pronuncia gritos de ordem e pede para o jovem se afastar. Tão logo Ferreira questiona a abordagem, o agente saca uma arma. “Coloca a mão na cabeça”, diz o policial.

Durante todo o momento, capturado pela câmera de celular do youtuber, um dos policiais mantém a arma apontada. “Esse é o procedimento”, responde depois de ser questionado.

Veja a cena:

Em seguida o rapaz tira a camisa para mostrar “que não tem nada”. Logo depois, é algemado. “Resiste aí para ver o que vai acontecer contigo.”

De acordo com o policial, o motivo da prisão foi o jovem não ter obedecido de prontidão a ordem que foi dada. No Instagram, Ferreira postou o momento da abordagem, mas não comentou nada sobre a ação.

Pelo Twitter, foram muitos os comentários criticando a ação. “O que acontece se você for negro e estiver treinando manobras no parque com sua bike? Não sabe? Veja o que aconteceu hoje na Cidade Ocidental”, escreveu um internauta em post com mais de 26 mil curtidas e 7 mil compartilhamentos. “Ser negro no Brasil é exatamente isso aqui. Viver todos os dias na mira do racismo e não saber se estará vivo no dia seguinte”, disse outro.

Até a publicação da reportagem, nem a Polícia Militar de Goiás e nem Filipe Ferreira se manifestaram. O espaço segue aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?