metropoles.com

Polícia Civil recebe pedido de investigação por racismo no Metrô-DF

O Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos entregou representação na Decrin e no MP após jovem poeta ser retirado à força do Metrô

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Denúncia de racismo no Metrô-DF
1 de 1 Denúncia de racismo no Metrô-DF - Foto: Reprodução

O Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos (CentroDH) protocolou nesta segunda-feira (24/5) representação contra a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) por “abordagem abusiva de seguranças”, prática de conduta preconceituosa e discriminatória e suspeita de racismo”. A entidade pede à Decrin investigação sobre ação de seguranças da Estação Feira retirando à força um passageiro do vagão, em 14 de maio.

Rafael da Cruz, 31 anos, recitava poesias nos vagões do Metrô e relatou ter sido agredido enquanto passava de um vagão para o outro. Em vídeo gravado por populares, Rafael aparece sofrendo um “mata-leão”, golpe de imobilização que consiste em enforcar a pessoa.

As imagens mostram que Rafael se recusa a sair de um vagão e é puxado para fora. Dizendo que “não é bandido”, ele é jogado no chão e imobilizado, sob protesto de alguns passageiros que acompanhavam a cena.

Veja vídeo:

Após ampla divulgação das imagens, o Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos pediu à Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) pelo menos 11 pontos de ação. Posteriormente, a entidade também vai ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) pedir investigação.

O presidente da CentroDH, Michel Platini, e Rafael dos Santos Cruz protocolaram o documento nesta segunda-feira. “Para nós, é o caso George Floyd no Brasil”, disse Michel.

Veja vídeo:

Entre os pontos estão o pedido para a expedição de ofício ao Metrô-DF a fim de que a companhia informe por qual razão Rafael dos Santos Cruz foi retirado do vagão; e que os seguranças envolvidos na ação sejam afastados dos cargos preventivamente no atendimento ao público.

Pede ainda que o Metrô-DF informe a periodicidade e metodologia do treinamento dos seus agentes de segurança, e quando se deu o último treinamento dos envolvidos na ocorrência, além de solicitar a realização de campanhas de enfrentamento ao racismo e à discriminação.

O item 11 pede ação da autoridade policial: ” Que seja requerido à autoridade policial a abertura de inquérito policial para apuração da prática de racismo pelos referidos agentes de segurança”, diz o texto.

Veja documento:

Manifestação à Decrin by Metropoles on Scribd

Metrô

Procurada à época, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal disse que Rafael realizava “mendicância no trem, prática proibida pelo RTTS (Regulamento de Transporte de Tráfego e Segurança)”.

Segundo o Metrô, Rafael teria tentado “trocar de carro (vagão) e segurou a porta do trem, fato que impediu a saída do trem. A segurança abordou o indivíduo e solicitou que ele saísse do trem para averiguações, mas ele se negou. Os seguranças insistiram na saída dele por ter transgredido o RTTS. Diante da negativa, por conta da resistência e desobediência, ele foi contido e retirado do sistema”.

Um boletim de ocorrência foi registrado na 1ª DP (Asa Sul) e um agente da segurança foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) “devido a machucados na região da testa durante a atuação na ocorrência”.

Nesta segunda-feira (24/5), a Coluna Grande Angular entrou em contato com o Metrô-DF para tratar da representação, mas não havia recebido resposta até a última atualização desta matéria. O espaço permanece aberto.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?