metropoles.com

Há VINTE ANOS – Falta autoridade ao governo Lula

(Publicado aqui em 7 de maio de 2004)

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
O ex-presidente do Brasil Itamar Franco em primeiro plano conversa com interlocutores observado, em segundo plano, pelo advogado Lúcio de Almeida Neves, sobrindo de Tancredo Neves - Metrópoles
1 de 1 O ex-presidente do Brasil Itamar Franco em primeiro plano conversa com interlocutores observado, em segundo plano, pelo advogado Lúcio de Almeida Neves, sobrindo de Tancredo Neves - Metrópoles - Foto: Arquivo Pessoal

14:10
Em ano de eleições municipais e a dois anos da renovação dos seus mandatos, quero ver deputados do PT e de outros partidos de esquerda votarem contra propostas de reajuste maior do salário mínimo. A votação será nominal. Quer dizer: o placar eletrônico mostrará como cada parlamentar votou.

Será um dia de festa para a oposição – quer ela ganhe, e emplaque um reajuste maior do salário, ou perca. Se perder, sairá no lucro. Ficará como boazinha – e o governo como perverso. De outra parte, Lula não pode concordar agora com um reajuste maior. Seria incoerência.

14:00
O governo Lula faz tudo conforme mandam as leis do mercado e os que ditam os rumos da economia globalizada, tudo mesmo. Por não discrepar em nada, arrisca-se a ser varrido do Palácio do Planalto nas próximas eleições. Tudo bem. Mas em troca, o que tem recebido?

Os investimentos externos começam a escassear diante da certeza de que subirá a taxa de juros norte-americana. O risco-Brasil disparou por causa disso, e também por causa da elevação do preço do barril de petróleo. A Bolsa de Valores de São Paulo caiu ontem e hoje está em queda.

No comércio internacional, os Estados Unidos e a comunidade econômica europeia não dão a menor colher de chá ao Brasil.
De quê adianta fazer o papel de menino bem comportado?


13:48

Está bem que Itamar Franco não deva ser levado a sério. É mercurial, imprevisível e instável. Mas ele é embaixador do Brasil em Roma. E não pode desancar o governo a que serve – nem lá, nem cá. Desembarcou aqui criticando o governo Lula “por falta de ousadia”. Ele já fez o mesmo como embaixador do Brasil na época do governo Fernando Henrique Cardoso.

No caso, o problema não é tanto Itamar. O problema está na excessiva tolerância do governo Lula com gestos de desafios dos seus integrantes ou aliados.

Um ministro já mandou outro à p.q.p. e ficou por isso mesmo. Outro ministro falou mal do próprio Lula em conversa com parlamentares e ficou por isso mesmo.

Lula diz que lhe doeu na alma só poder dar um reajuste de 20 reais para o salário mínimo – e vários deputados e senadores do PT estão empenhados no Congresso em dar um reajuste muito maior.

Falta autoridade ao governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?