metropoles.com

Governo de Israel recusou acordo de cessar-fogo que libertaria reféns

O inferno para os palestinos está no Norte da Faixa de Gaza, mas também no Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Tania Kraemer/DW
Imagem colorida de Yair Moses segurando cartazes de familiares desaparecidos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Yair Moses segurando cartazes de familiares desaparecidos - Metrópoles - Foto: Tania Kraemer/DW

Nos primeiros dias de guerra, após o 7 de outubro quando seu país foi alvo de ataques do Hamas, o  primeiro-ministro de IsraelBinyamin Netanyahu, recusou um acordo de cessar-fogo por cinco dias que permitiria a libertação de reféns mantidos na Faixa de Gaza, informa o jornal britânico “The Guardian”.

Pouco mais de 240 cidadãos de Israel e de outros países foram sequestrados pelo Hamas, que espontaneamente só libertou três deles até agora. Negociações antes da invasão terrestre de Israel a Gaza envolveram um número muito maior de reféns, com o Hamas a propor a libertação de dezenas deles. Deram em nada.

Netanyahu continuou a adotar uma linha dura em propostas que envolvessem pausas humanitárias e cessar-fogo de variadas durações. Desde então, parentes e amigos dos reféns têm promovido atos de protesto em frente à residência do primeiro-ministro e à sede em Tel Aviv das Forças de Defesa de Israel.

Finalmente, sob pressão dos Estados Unidos, o governo de Israel concordou em fazer pausas diárias de quatro horas na guerra em áreas selecionadas do Norte da Faixa de Gaza para facilitar a saída de palestinos para o Sul do enclave. A saída para o Sul dará melhores condições de combate ao exército de Israel.

Não significará, contudo, que no Sul os palestinos estarão seguros. Mais de 600 mil palestinos já se transferiram para o Sul, mas ali são alvos de bombardeios de Israel, passam fome e adoecem devido à falta de remédios. A situação é um pouco melhor do que no Norte, mas de intensa crueldade, segundo a ONU.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?