metropoles.com

PT avalia ir à Justiça para impedir a presença de Bolsonaro na posse

Partido e segurança de Lula temem que até 1º de janeiro o atual presidente tensione ainda mais, com risco de violência na festa

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente eleito Lula da Silva participa de reunião aberta, no auditório do CCBB, para receber os relatórios elaborados pela equipe de transição. Na imagem, o presidente discursa em pé ao lado de Janja - Metrópoles
1 de 1 Presidente eleito Lula da Silva participa de reunião aberta, no auditório do CCBB, para receber os relatórios elaborados pela equipe de transição. Na imagem, o presidente discursa em pé ao lado de Janja - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Depois dos episódios de vandalismo protagonizados por seguidores de Jair Bolsonaro, anteontem, em Brasília, o PT não quer a presença do presidente na posse, no momento de passagem da faixa a Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro, até agora, não confirmou se irá ou não até ao Parlatório colocar a faixa em Lula, em 1º de janeiro. Mas o PT e a equipe de segurança do eleito querem garantir que ele não compareça ao local. O objetivo é um só: evitar tumulto, confusão, violência e concentração de bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios.

A estimativa da equipe da posse é que cerca de 300 mil petistas compareçam à festa.

No entorno de Lula, a avaliação é que Bolsonaro irá fazer esse suspense até o final, o que pode acirrar ainda mais o ânimo dos seguidores do ainda presidente, acampados em Brasília. Ou até mesmo levar à capital federal novos grupos de bolsonaristas.

A equipe de transição da área de Justiça e Segurança Pública avalia a possibilidade de se antecipar e entrar com um pedido na Justiça para impedir a presença de Bolsonaro no Palácio do Planalto no dia da posse. O que seria inédito.

Dois integrantes desse GT confirmaram ao Blog do Noblat que essa iniciativa é algo que está sendo avaliado e consultas estão sendo feitas. O argumento do pedido judicial seria de que a presença de Bolsonaro é risco iminente de conflito e tumulto e que pode colocar a vida das pessoas em risco.

“Bolsonaro não dá demonstrações de pacificar o clima. Ao contrário, só faz tensionar e permitir, quase autorizar, essa baderna que se viu em Brasília. Ou ele dá demonstrações cabais, com declarações e desmobilização desse pessoal nos QGs, principalmente na capital, ou teremos sim que adotar nossas medidas” – disse um desses integrantes do grupo ao Blog do Noblat.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?