metropoles.com

Mesmo em liberdade, Cid pode ser denunciado por obstrução de Justiça

Ministério Público pode entender que ex-ajudante de ordens de Bolsonaro tentou atrapalhar investigação 

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
Mauro Cid olha para frente durante CPI da CLDF
1 de 1 Mauro Cid olha para frente durante CPI da CLDF - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) Mauro Cid pôde enfim voltar à sua casa no Setor Militar Urbano, em Brasília, na sexta-feira (03/05). O tenente-coronel estava preso desde 22 de março e conseguiu a liberdade por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Entretanto, mesmo em liberdade, Cid pode se ver encrencado com a Justiça. Isso se o Ministério Público entender que o militar tentou atrapalhar as investigações. Cid estava preso após o vazamento de áudios em que criticou a Polícia Federal (PF) e o STF.

Integrantes do MP consultados pelo blog dizem que há elementos suficientes para denunciar Cid, mesmo com a delação premiada do tenente-coronel ainda valendo.

Dessa forma, além dos crimes investigados no inquérito das milícias digitais, que incluem desde a falsificação de comprovante de vacina à trama golpista de 8 de Janeiro, Cid pode ser enquadrado por obstrução de Justiça.

O blog já mostrou que a PF deve romper o acordo de delação premiada, sem mais oitivas com o militar. Mesmo assim, Cid não perderá os benefícios já conquistados pelas colaborações até aqui. O acordo está em sigilo, mas os termos estariam baseados em uma imunidade à mulher dele, Gabriela Cid.

Todo esse enrosco se originou pela revelação da revista Veja de áudios nos quais o tenente-coronel diz que a PF e o ministro Alexandre de Moraes “estão com a narrativa pronta”. Cid foi ouvido pela PF sobre os áudios revelados, mas não informou quem era a pessoa para quem enviou as mensagens.

“Eles [PF] queriam que eu falasse coisa que eu não sei, que não aconteceu […]. Eles [PF e Alexandre de Moraes] estão com a narrativa pronta. Eles não queriam saber a verdade, eles queriam só que eu confirmasse a narrativa deles. Entendeu? […] O Alexandre de Moraes já tem a sentença dele pronta”, disse Cid nos áudios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?