metropoles.com

Maia quer evitar show da oposição contra GDias na CPMI do 8 de janeiro

Depoimento mais esperado por bolsonaristas será ofuscado justamente por Bolsonaro, que será ouvido na PF

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
deputados comem melancia em plenário (2)
1 de 1 deputados comem melancia em plenário (2) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Um recado claro chegou aos congressistas da oposição que compõem a CPMI do 8 de Janeiro: a presidência, representada pelo deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), não tolerará confusão durante o depoimento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Gonçalves Dias, marcado para hoje (31/08).

A exemplo do que aconteceu na CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Maia teme que a oposição tente provocar o general e constrangê-lo, causando bate-boca. Na ocasião, deputados levaram fatias de melancia e comeram a fruta em frente ao ex-ministro, que se irritou com a encenação. O episódio aconteceu em 1º de agosto.

Um dos deputados que mais promove baderna na CPMI, Abílio Brunini (PL-MT), foi aconselhado a não comparecer à CPMI. Ele não é titular e nem suplente da comissão, mas sempre aparece para provocar congressistas de esquerda e reproduzir gestos de conotação supremacista. Ontem (30/08), o Conselho de Ética da Câmara abriu processo contra ele por uma fala transfóbica contra a colega Erika Hilton (Psol-SP).

Apesar das condições parecerem certas para um circo, o Palácio do Planalto está tranquilo com o depoimento de GDias. O governo avalia que o general já falou tudo o que era necessário na CPI da Assembleia Legislativa do Distrito Federal, que também trata dos eventos de 8 de janeiro. Se repetir o roteiro, não haverá problemas.

O depoimento de Gonçalves Dias, apesar de ser muito esperado por bolsonaristas, será provavelmente ofuscado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que também presta depoimento, na Polícia Federal. A oitiva será em conjunto com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e grande elenco: Fabio Wajngarten, general Mauro Lourena Cid, tenente-coronel Mauro Cid, Frederick Wassef, tenente Osmar Crivellati e coronel Marcelo Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?