metropoles.com

Governo quer criar PAC para desastres naturais

Dinheiro seria usado para a contenção de danos no caso de estiagem ou fortes chuvas

atualizado

Compartilhar notícia

Lula, em visita ao Rio Grande do Sul, ao lado do governador Eduardo Leite -- Metrópoles
1 de 1 Lula, em visita ao Rio Grande do Sul, ao lado do governador Eduardo Leite -- Metrópoles - Foto: null

O governo Lula (PT) quer tirar do papel nos próximos dias um Novo PAC (Programa da Aceleração do Crescimento) voltado a desastres naturais, como o que assola o Rio Grande do Sul há uma semana. Na última quinta-feira (02/05), o presidente já havia adiantado em Santa Maria que recursos do PAC seriam destinados aos municípios impactados pelas chuvas, mas não detalhou precisamente o plano.

No ano passado, no atual Novo PAC, o governo havia reservado pouco mais de R$ 15 bilhões para obras emergenciais não concluídas. Agora, há quem diga no governo que o valor deve ser dobrado para obras de contenção das chuvas e até mesmo da estiagem, que afligem muitas regiões do país no decorrer do ano.

Na quarta-feira (08/05), Lula lançará uma modalidade do PAC para obras em encostas, para evitar desmoronamentos e outros desastres. As obras serão especificamente pensadas nas favelas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES).

Cidades do Norte, como Manaus (AM), Belém (PA) e Macapá (AP) devem receber incentivos para melhorar a infraestrutura de suas comunidades, como postes de luz, asfalto e saneamento básico.

Ontem (06/05), ao assinar o decreto para acelerar repasses ao Rio Grande do Sul, Lula disse que aquela seria a primeira de uma série de medidas de socorro do governo federal ao Estado.

Pelo texto, a União fica autorizada fazer despesas e renúncias fiscais em favor do Rio Grande do Sul sem precisar cumprir regras sobre limite de gastos. A proposta deve passar por Câmara e Senado já nesta semana, sem dificuldades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?