metropoles.com

Há esperança mas, cuidado! (por Eduardo Fernandez Silva)

Tivesse Bolsonaro ganhado perderíamos toda esperança. Com Lula voltamos a tê-la, mas é preciso atenção!

atualizado

Compartilhar notícia

Arte Metrópoles
Ilustração com os rostos de Jair Bolsonaro e Lula, o primeiro em azul, o segundo em vermelho -- Metrópoles
1 de 1 Ilustração com os rostos de Jair Bolsonaro e Lula, o primeiro em azul, o segundo em vermelho -- Metrópoles - Foto: Arte Metrópoles

A derrota de Bolsonaro foi uma grande vitória do povo brasileiro e, segundo importantes órgãos da imprensa internacional, de todo o planeta! Tivesse ele ganhado perderíamos toda esperança. Com Lula voltamos a tê-la, mas é preciso atenção!

Apesar dos muitos aspectos positivos dos seus dois mandatos, neles também ocorreram erros enormes que prejudicaram a nossa população. Erros muito menores que os cometidos por Bolsonaro, que desprezou pessoas, educação, saúde, ciência e muito mais. Ainda assim, há que corrigi-los, para que tenhamos não só ainda mais esperança, mas também para que esta se transforme em realidade. A intenção da crítica é contribuir para o sucesso do próximo mandato.

Alguns dos erros do presidente Lula foram muito explorados pelos seus adversários igualmente culpados, sendo desnecessário mencioná-los. Outros, menos comentados, devem ser lembrados, para que nada semelhante volte a acontecer, e para que neste novo mandato o povo possa aspirar a ser feliz, e ser!

Confundindo felicidade com festa futebolística, fomos embarcados na péssima viagem de realizar, aqui, a Copa do Mundo e a Olimpíada. Quanto dinheiro desperdiçado, quantas obras inúteis, quanta enganação! Uma mínima análise da então proposta de se pleitear sediar os eventos teria mostrado que, à exceção de Barcelona, todas as sedes desses “grandes eventos” tiveram prejuízos, e grandes! Hoje, é difícil encontrar alguém que não concorde ter sido um péssimo negócio empenhar o país naquele projeto mas, à época, doutrinados pelos poucos mas poderosos intere$$ados nos eventos, não houve oposição! E tudo para desaguar no 7X1…

Outro erro crasso: defender o picaretíssimo projeto de construir o trem bala Rio-SP-Campinas. Ainda bem que a ideia não vingou, e me orgulho de ter contribuído para descarrilhar a proposta. Embora o falso brilho de se ter um trem rápido tenha ofuscado alguns, o fato é que o principal benefício de se desenvolver um trem bala é incorporar os seus avanços tecnológicos no restante da malha ferroviária. Como no Brasil esta praticamente não existe – resultado de erros históricos, bem anteriores ao Lula –  tais ganhos não existiriam em nosso país.

Outro equívoco: não houve esforços significativos para se inverter a nossa estrutura tributária, para torná-la progressiva, isto é, fazer com que quem ganha mais pague mais, ao invés de permitir que ela continuasse regressiva como já era então e ainda é hoje. Sem dúvida, isso depende do Congresso, e o recém eleito não parece favorável a proposta como esta. No entanto, uma pressão a favor dessa inversão, como água mole em pedra dura, acabaria, cedo ou tarde, por ser bem sucedida, e contribuiria para melhorar a vida da maioria, mediante a redução de um dos maiores problemas da população brasileira, a enorme desigualdade de renda.

Desejo a todos grandes e urgentes melhoras em sua qualidade de vida, e faço votos de muito sucesso ao Lula, e que, desta vez, ele não embarque em projetos furados como aqueles!

 

Eduardo Fernandez Silva. Mestre em Economia. Ex-Diretor da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?