metropoles.com

A fraca razão de Lira em poupar bolsonaristas do Conselho de Ética

Presidente da Câmara não convence com os argumentos que apresentou e que têm protegido aliados de Bolsonaro pró-atos terroristas

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Arthur Lira (pp-al)
1 de 1 Arthur Lira (pp-al) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Este blog tem noticiado há algum tempo o proceder da Mesa da Câmara, leia-se Arthur Lira (PP-AL), em protelar o envio de representações do PSol contra deputados bolsonaristas acusados de apoio aos atos terroristas de 8 de janeiro ao Conselho de Ética. 

Somente agora, após a controversa abertura de ações contra seis deputadas da esquerda naquele colegiado, Lira decidiu se explicar, e após cobrança da deputada Fernanda Melchionna (PSol-RS) em um dos microfones do plenário.

A parlamentar o interpelou com o argumento de que essas ações contra os quatro bolsonaristas – Silvia Waiãpi (PL-AP),  Clarissa Tércio (PP-PE), Abilio Brunini (PL-MT) e André Fernandes (PL-CE) – estão parados a quase 150 dias na Mesa e que há “vasta comprovação em desfavor desses deputados, há documentação em redes sociais mostrando a apologia ao ato golpista de 8 de janeiro e menosprezando o nível de destruição causado por aquele ato”.

De forma sucinta e inconvincente, Lira disse que todas as representações relativas a fatos ocorridos na Câmara foram imediata e indistintamente encaminhadas ao conselho e que as que não foram – caso dos bolsonaristas – “tratam de atos praticados em rede social. Estão necessitando de maior análise. O critério independe de partido e de representado”.

Lira, assim, usa dois pesos e duas medidas. As seis ações do PL contra as parlamentares se apegaram ao que elas publicaram em suas redes contra a tramitação do marco temporal para demarcação de terras indígenas. É só olhar as representações e atestar que o partido de Jair Bolsonaro anexou postagens das parlamentares.

Mas o critério não valeu para os bolsonaristas acusados de apologia aos atos terroristas.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?