metropoles.com

O segredo para emagrecer está na intensidade do treino, não no tempo

Você sabia que o seu corpo pode continuar queimando gordura, mesmo após o término dos exercícios físicos? Basta investir em um treino de alta intensidade

atualizado

Compartilhar notícia

iStock_000078487961_Small
1 de 1 iStock_000078487961_Small - Foto: null

Você sabia que o seu corpo pode continuar queimando gordura, mesmo após o término dos exercícios físicos? Basta investir em um treino de alta intensidade, que promove adaptações cardiovasculares, hormonais e metabólicas. É um método extremamente interessante para quem busca o emagrecimento.

O tempo que você gasta treinando é insignificante, o importante é o tipo de adaptação e como o seu metabolismo irá se comportar após o treinamento.

“Estudos mostram que praticantes de atividades intensas possuem menor quantidade de gordura corporal do que quem faz apenas atividades de baixa intensidade.”

Treinamentos curtos não promovem a liberação de hormônios catabólicos, tais como o cortisol e o glucagon. Essas substâncias, que podem degradar a massa muscular de maneira indireta, geram um decréscimo no metabolismo basal, dificultando a “queima de gordura” corporal.

Entenda o que é e como fazer esse tipo de treinamento:

Por que o treinamento intervalado emagrece mais que os exercícios de longa duração?

Quanto maior a intensidade do exercício, maior será “a queima de gordura” nas próximas horas após a atividade.

Como fazer?

É um momento de esforço seguido de um intervalo de pausa. Durante o esforço é necessário se empenhar para atingir a máxima intensidade. O intervalo de recuperação (pausa) deve ser feito parado ou com uma intensidade bem menor. Essa pausa vai depender do tipo de protocolo que foi sugerido pelo seu professor.

Por exemplo, se for o protocolo Tabata, será feito da seguinte forma: 20 segundos de esforço máximo, com pausa de recuperação de 10 segundos por 8 vezes. O tempo utilizado, no total, é de apenas 4 minutos.

Onde fazer o treinamento intervalado?

Pode ser feito na rua, esteira, bicicleta, corda naval, escada, elíptico, piscina, na musculação, na corda e no saco de boxe, por exemplo.

Posso fazer todos os dias?

Não tem necessidade de fazer todos os dias. A recuperação faz parte de um treinamento eficaz. Sugiro que não seja feito mais que três vezes por semana e que o estímulo seja com ênfase em outros grupamentos musculares também. Por exemplo: se hoje você fez corrida, faça amanhã a corda naval.

Quanto tempo posso fazer?

O tempo está diretamente ligado à intensidade e ao tipo de protocolo escolhido. Significa que, quanto maior a intensidade usada, menor o tempo. A quantidade de exercício propriamente dito, normalmente, varia entre 3 e 10 estímulos intensos. Fatores como a intensidade proposta e o condicionamento físico do indivíduo devem ser levados em consideração. Existem muitos protocolos, converse com o seu professor e ajuste o que melhor se encaixa para você.

Qualquer pessoa pode fazer?

Sim. Qualquer pessoa pode fazer, afinal a intensidade e a recuperação são prescritas de acordo com cada perfil. É preciso respeitar o nível de condicionamento físico, patologias existentes e possíveis limitações.

Inúmeras pesquisas comprovam a eficiência desse treinamento para a perda de gordura. Entretanto, protocolos devem estar aliados a uma alimentação saudável. Agora, não existem mais desculpas para não se exercitar. Aqui está uma opção de treino rápida e eficaz, que pode ser feita em qualquer lugar. Basta ter comprometimento e força de vontade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?