Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Turismo

Veja as duas vezes em que Salvador entrou no Guinness World Records

Cidade baiana foi reconhecida no livro dos recordes em duas situações; veja os feitos que renderam as menções

22/02/2026 14:22
Canva
praia de Salvador

O melhor lugar do mundo, como já diz o hit popularizado recentemente pela banda La Fúria com Filipe Escandurras e Parangolé, é a Bahia! Mais precisamente, Salvador, na opinião de muita gente. E a primeira capital do Brasil, além de ser apaixonante, também já foi destaque mundial em pelo menos duas oportunidades. Sim, o reino do dendê figurou não apenas uma, mas duas vezes no Guinness World Records, ambas com feitos diretamente ligados ao Carnaval, principal evento cultural da capital baiana.

O primeiro reconhecimento internacional veio com o título de maior carnaval de trio elétrico do mundo. O recorde considerou a quantidade de apresentações realizadas em trios elétricos ao longo da festa, consolidando Salvador como referência global nesse formato de celebração popular.

Mais recentemente, em 2026, a cidade voltou a entrar para o Guinness ao bater o recorde de maior ação de reciclagem de latas de alumínio em uma semana. A marca foi alcançada durante o Carnaval, com a coleta de mais de 46 toneladas de latinhas, resultado de uma mobilização que envolveu cooperativas de catadores, poder público e empresas parceiras.

Continue a leitura no site Correio 24 Horas,  parceiro do Metrópoles.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles