5 destinos paradisíacos na América de portas abertas para brasileiros

Para quem quer voltar a sonhar com roteiros fora do território verde-amarelo, confira as condições para turistas do Brasil

atualizado 20/08/2021 16:29

quiosque no meio do marGetty Images

De Norte a Sul, a variedade de alternativas turísticas pulsa em território brasileiro. Enquanto no Sul a paisagem se colore de branco durante o inverno, o verão eleva as temperaturas nas praias de águas cristalinas. O que não faltam são opções de experiências, paisagens e destinos nacionais.

Contudo, com o avanço da vacinação no país e ao redor do mundo, é possível vislumbrar um retorno às viagens internacionais preservando as medidas de segurança como o distanciamento social, o uso da máscara e do álcool em gel.

Se o plano é se programar para voltar a cruzar as fronteiras brasileiras, os cenários exuberantes de países nas Américas do Sul, Central e do Norte são um bom começo. Para quem quer dar o start no planejamento, confira os principais atrativos de cinco destinos banhados pelo mar do Caribe no continente americano que recebem brasileiros — e as regras de entrada em cada um deles.

0

No entanto, vale o adendo: o Brasil exige apresentação do teste RT-PCR feito, no máximo, 72 horas antes do embarque de volta. Portanto, caso opte por um roteiro internacional, no retorno, você precisará fazer um teste para desembarcar em casa.

México

Da porta de entrada, Cidade do México, até o mar do Caribe, na Riviera Maya, a rota funciona como um “corredor turístico”, cheia de pontos ao longo do caminho que valem o check-in. A lista inclui praias e ilhas nos oceanos Pacífico e Atlântico, montanhas, desertos, cenotes e até patrimônios arquitetônicos milenares.

Com um menu tão amplo de atrativos, não é de se admirar que os brasileiros estejam descobrindo cada vez mais o país no continente norte-americano. Além disso, o destino está recebendo brasileiros e não exige quarentena.

Segundo as normas do país, turistas vindos do Brasil estão autorizados a desembarcar no México a turismo desde que apresentem o Cuestionario de Identificación de Factores de Riesgo en Viajeros, preenchido na chegada à imigração.

Costa Rica

paisagem de praia com coqueiros

Para os amantes da vida marinha em sua plenitude, não há lugar melhor que a Costa Rica. Em uma área de 50 mil quilômetros quadrados, o litoral costa-riquenho é de encher os olhos — e inclui alguns temperos extras, como mergulhos inesquecíveis, vulcões, feiras artesanais, reservas e parques muito bem preservados.

Os brasileiros que sonham em conhecer essa impressionante biodiversidade estão autorizados a entrar no país, desde que apresentem o QR Code gerado pelo Pase de Salud, que deve ser preenchido antes do embarque, além do comprovante de seguro de viagem com cobertura para Covid-19.

Panamá
Panamá tem praias de tirar o fôlego

Mais que apenas um ponto de parada rumo aos Estados Unidos, o país também é banhado pelo cinematográfico mar do Caribe, com exuberantes ilhas para incluir no roteiro. Entre as opções, estão locais mais famosos e estruturados, como Isla Branca e Boca del Toro, até alternativas pouco conhecidas, caso de San Blas, território dos índios Kuna Yala, que administram o rústico turismo local do arquipélago.

Para quem ama uma rotina cosmopolita e vida noturna agitada, o Panamá não deixa a desejar. Ao preparar um roteiro, lembre-se de incluir a região do Casco Antiguo e Rua Uruguay — colorida por diversos restaurantes, com aromas e sabores de diferentes culturas.

Brasileiros estão autorizados a entrar no país desde que apresentem a Declaración Jurada de Salud preenchida e resultado negativo, em inglês ou espanhol, para um teste RT-PCR ou de antígeno realizado no máximo 72 horas antes da chegada ao aeroporto.

Todos os passageiros estão sujeitos à quarentena de três dias. Quem não tiver um PCR válido no período ou não estiver com a vacinação em dia deverá fazer um teste ao chegar no país e arcar com o custo (US$ 80), cumprir três dias de quarentena e fazer um novo exame após o período.

Os turistas que cumpriram completamente o ciclo de vacinação com imunizantes aprovados pela OMS, EMA ou FDA, estão liberados, desde que desembarquem, no mínimo, 14 dias após tomar a segunda dose.

República Dominicana
quiosque à beira mar
Destino é ideal para quem busca praias de areias brancas e água transparente

Com areias brancas e águas transparentes, a República Dominicana é exatamente o que você imagina quando pensa em um descanso paradisíaco à beira-mar. O segundo maior país do Caribe, que perde apenas para Cuba em área e população, abriga uma coletânea de resorts pé na areia.

Além dos cenários, a nação conhecida como o destino mais barato entre as ilhas caribenhas faturou o título de nação mais visitada da região no período pré-pandemia, quando as praias pipocavam de apaixonados pelo estilo de vida praiano durante a alta temporada, entre os meses de dezembro a fevereiro.

Atualmente, brasileiros estão autorizados a descer do avião em Punta Cana a turismo, desde que apresentem o QR Code gerado pelo Electronic Ticket, que deve ser preenchido antes da chegada e resultado negativo para um teste RT-PCR realizado no máximo 72 horas antes do embarque.

No caso de viajantes vacinados, não é necessário apresentar o resultado negativo para a Covid-19.

Colômbia
Tayrona National Park

Além dos grandes centros urbanos modernos, o país vibra entre pueblos — os chamados povoados — que parecem ter parado no tempo. Como não poderia faltar, belas praias, montanhas e florestas emolduram as cidades dessa nação. Basta conhecer pela primeira vez e você vai querer reservar o primeiro voo com destino a Bogotá novamente.

Com um cenário conhecido pela pluralidade, além das famosas Bogotá, Medellín e Cartagena, a Colômbia tem vários lugares imperdíveis para conhecer, desde praias caribenhas até ruínas arqueológicas.

Se a vontade de desembarcar na terra do povo mais acolhedor da América Latina bateu, os brasileiros estão autorizados a entrar no país desde que apresentem um formulário de saúde preenchido na chegada à imigração.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Mais lidas
Últimas notícias