Saiba se fazer exercício físico no inverno queima mais calorias
A chegada do tempo frio leva as pessoas a quererem passar mais tempo recolhidas e reduz a vontade de executar atividades que gastam energia

A chegada do tempo frio e do inverno leva as pessoas a quererem passar mais tempo recolhidas e reduz a vontade de executar atividades que gastam mais energia. O que para muitos não passa de preguiça tem explicação científica. De acordo com estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, foi verificado que isso acontece porque o corpo humano procura conservar calor e energia.
Dessa forma, surge a dúvida: fazer exercício físico no inverno queima mais calorias?
Antes de tudo, a publicação explica que o corpo aumenta a taxa metabólica para produzir calor quando exposto a temperaturas mais baixas, com a necessidade de manter a temperatura corporal estável (próximo a 36,5 °C). Dessa forma, o organismo precisa trabalhar mais para manter sua temperatura ideal.
“O esforço extra exige mais energia, fazendo com que o gasto de glicogênio muscular e a beta-oxidação de gorduras seja mais intensa. Isso ajuda a explicar por que a prática de exercícios no frio pode contribuir para alguns gastos extra de calorias. Não se trata de uma solução isolada para a perda de peso, mas sim de um fator complementar” destaca o coordenador da UPX Sports, Zair Cândido.
Na galeria: entenda como exercícios físicos ajudam a aumentar expectativa de vida
Continue a leitura no site Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

Receba no seu email as notícias de Fitness&Nutrição
Frequência de envio: Duas vezes na semana
Ver todas















