Protagonismo feminino: evento reúne grafiteiras e tatuadoras no DF

Evento The Flash, que acontece até domingo (29/5), tem como objetivo potencializar o protagonismo de mulheres artistas

atualizado 27/05/2022 18:03

Foto colorida de pessoa sendo tatuada no braço - Metrópoles Reprodução/Luara Baggi

Até o próximo domingo (29/5), a capital federal recebe a primeira edição do The Flash, evento que reúne grafiteiras e tatuadoras e pretende alavancar a ocupação do cenário cultural do Distrito Federal pelas mulheres-artistas. O encontro começa às 19h, no espaço Infinu, na W3 Sul.

A iniciativa engloba várias atividades, como tatuagens e piercings feitos rapidamente, feira de produtos e de arte, roda de conversa e música.

A coordenadora geral do evento, Maiene Horbylon, afirma que é gratificante realizar o projeto com um time predominantemente feminino. “Nossa intenção é deixar a história de Brasília marcada, a partir de agora, para os próximos 60 anos que virão, com essa perspectiva da mulher. Contaremos essa nova história com painéis, conversas, negócios, arte e cultura”, ela conta, esperançosa.

A ideia é que o encontro passe a ser anual, baseado no grafite e na tatuagem, mas que também englobe a música, o piercing e o atendimento à mulher.

fotografia colorida de tatuagem aquarela
Tatuagem de aquarela feita na edição de janeiro do Flash Day

O The Flash teve início em 2014, em Goiânia (GO), onde já ocorreram mais de 15 edições.

Protagonismo feminino

A curadoria do evento busca homenagear e referenciar a memória e a ancestralidade de mulheres negras, indígenas e brancas. É com essa diversidade que as artistas irão presentear a cidade com seis painéis, pintados na 506 Sul por muralistas de diferentes trajetórias e origens. São elas: Daiara Tukano, do povo indígena Tukano; Brixx Furtado (SP); Tuane Ferreira (SC); Concha de Vênus; do povo Kariú-Kariri; Larovski (GO) e Karol Kalibre (DF).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ℍ𝕆𝕌𝕊𝔼 ᴏꜰ ᴛʜᴇ ғʟᴀsʜ ᴛᴀᴛᴛᴏᴏ (@theflash.tattoo)

Tuane Ferreira, artista urbana e muralista, conta que o encontro proporcionou a ela a oportunidade de conhecer outras mulheres artistas e histórias femininas, e que faz parte de um importante momento da W3 Sul. “O encontro é de grande importância, não só pela questão visual, mas também pela arte democrática e acessível, caso dos murais urbanos”, compartilha.

Programação

O The Flash começa nesta sexta-feira (27/5), às 19h, com abertura musical de Dj Maiê, As Fulô do Cerrado e Emília Monteiro, além de atendimento à mulher pelo projeto Justiceiras.

No sábado (28/5), a abertura oficial será às 11h e a programação conta com flash tattoos, piercings, feira de arte, rodas de conversa e muita música. O dia encerra com a Festa Pequila, às 23h.

No domingo (29/5), além de tattos, haverá feira de arte e rodas de conversa, com a última programação prevista para às 17h.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias