Posso lavar várias máscaras de pano juntas na máquina? Médica responde

Segundo infectologista, não há problema em lavar muitas máscaras de uma vez, desde que certos cuidados sejam seguidos

atualizado 23/06/2020 12:56

Máscara de proteção coronavírusRike/Getty Images

Antiga conhecida dos profissionais de saúde, as máscaras de proteção passaram a ser companheiras inseparáveis do resto da população desde o início deste ano, quando a pandemia de coronavírus mudou a rotina de habitantes de todo o mundo por completo. Apesar de fazer parte do que conhecemos como o “novo normal”, ainda há quem tenha dúvida na hora de higienizar o item, fundamental para conter o avanço da Covid-19.

Conforme o Metrópoles já ensinou, é perfeitamente possível limpar as máscaras de pano na máquina de lavar, desde que tomados os devidos cuidados. E essa limpeza não precisa ser realizada individualmente, como algumas pessoas podem supor e geralmente fazem ao higienizar a peça à mão.

“As máscaras podem ser lavadas todas juntas. Se a pessoa quer juntar para lavar mais, pode guardar em um saquinho fechado”, esclarece a infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital de Águas Claras.

É importante salientar que as máscaras sujas precisam ficar separadas do restante das roupas.

Uma vez colocadas nesse saco fechado, porém, não tem problema esperar alguns dias para higienizar.

0
Como lavar na máquina

Não esqueça de lavar com água e sabão e, depois, colocar um pouco de água sanitária. Pode usar a programação normal, de preferência usando água quente.

Deixe secar ao sol e, logo depois, passe com ferro quente. “A própria água sanitária e o ferro são o ‘plus’”, salienta a especialista, reiterando que as medidas são sufientes para usar o item novamente.

 

Mais lidas
Últimas notícias