No senso comum, os carboidratos são os vilões da dieta. Porém, para a surpresa de muitos, eles não apenas devem estar em um cardápio saudável, como ainda facilitam o processo de emagrecimento.
Esse grupo de alimentos foi estigmatizado por estar muito presente em fast foods, o que fez as pessoas generalizarem e condenarem todos os tipos de carboidrato. No entanto, essa categoria alimentar não é ruim. O baixo consumo dela, aliás, pode trazer problemas de saúde e compulsão alimentar.

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer Getty Images

Praticar atividade física também é essencialPixabay

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonaisTim Platt/Getty Images

Por isso, procure sempre manter a boa forma Reprodução/Alto Astral

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chásGetty Images

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento Getty Images

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo Pixabay

A gordura abdominal é perigosa Getty Images
Os carboidratos são fonte primária de energia do organismo, colaborando, inclusive, para o ganho de massa magra. O segredo para consumir esses alimentos é saber escolher os melhores para a saúde. Para isso, é necessário priorizar frutas, leguminosas, raízes e grãos integrais ricos em fibras. Além de nutritivos, eles aumentam consideravelmente a saciedade.
A seguir, veja seis carboidratos que devem estar na sua dieta, se você quiser emagrecer:
Aveia
Se trata de um grão integral rico em betaglucanas e fibras, que ajudam no funcionamento intestinal, na saciedade e no controle do colesterol.
Pão integral
Melhor do que ingerir farinha refinada, o pão integral terá maior teor de fibras e, associado a uma proteína, te deixará bem satisfeito por horas.
Feijão
Muitos consideram esse alimento calórico, mas ele não é. Uma dieta saudável deve conter feijão, já que, além de fibras, ele contém aminoácidos e nutrientes essenciais à saúde. Quem come feijão no almoço, certamente terá seu comportamento alimentar alterado, evitando lanches fora de hora.
Pipoca
Não, você não leu errado. Esse grão, quando preparado de forma correta, ou seja, sem adição de óleo ou quilos de sal, é um excelente aliado da saúde. A pipoca é rica em fibras e pode colaborar com o momento do relaxamento por ser fonte de triptofano, um aminoácido que melhora o sono.
Quinoa
Um dos carboidratos com mais fibras, a quinoa ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e ainda é absorvida de forma lenta, elevando a saciedade. Já existem estudos comprovando que esse alimento facilita a perda de peso.
Batata-doce
Além de colaborar com aquela vontade de comer doce, esse alimento contém uma substância conhecida como adiponectina, um hormônio que não só controla os níveis do açúcar sanguíneo, mas acelera o metabolismo.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica