Saiba os sinais que você deve observar depois que seu bebê é vacinado

Reações como febre, vermelhidão e sonolência após a imunização são comuns, mas a duração prolongada de alguns sintomas merece atenção

atualizado 23/06/2021 13:04

Mãe segurando bebêGetty Images

Febre, dor, vermelhidão, alergia, sonolência e edema são algumas das reações mais comuns após uma vacina, e podem aparecer em até 48 horas. Via de regra, muitos bebês costumam chorar e ficar irritadiços depois que são imunizados contra alguma doença.

Para aliviar o incômodo, oferecer o peito pode ser uma boa alternativa. Vale lembrar, contudo, que algumas crianças perdem o apetite por alguns dias. O sono excessivo também é um sintoma bastante comum nesse momento.

O que fazer?

Manter o bebê bem enroladinho em uma manta também pode ajudar a acalmá-lo – mas tome cuidado para não pressionar justamente a área em que a vacina foi aplicada. Para amenizar a dor local, você pode aplicar compressas de gelo ou água gelada três vezes ao dia.

Se os sintomas persistirem por mais tempo, é importante comunicar o pediatra, que vai orientar sobre a necessidade ou não de um medicamento ou de algum cuidado específico.

O site BabyHome, parceiro do Metrópoles, tirou todas as dúvidas sobre o assunto. Clique aqui para ler mais.

Mais lidas
Últimas notícias