metropoles.com

Amamentação e Covid-19: Quais cuidados as mães precisam tomar?

Pediatra do Santa Genoveva Complexo Hospitalar esclarece sobre os principais cuidados que as mães devem ter com a amamentação em época de pandemia.

atualizado

Compartilhar notícia

Que o leite materno é o alimento essencial para o desenvolvimento infantil, muita gente já sabe. Entretanto, a amamentação voltou a ser questionada com o surgimento da pandemia do Coronavírus. Várias mães passaram a ter medo de continuar a amamentar ao testarem positivo para a Covid-19.

Antes de mais nada, vale ressaltar que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), até o momento, não existe comprovação científica de transmissão do novo Coronavírus pelo leite materno. Ainda de acordo com a SBP, como o contágio ocorre por meio de gotículas respiratórias emitidas quando a pessoa tosse, espirra ou por saliva e secreção do nariz, além do contato com objetos e superfícies contaminadas, a amamentação pode ser mantida se a mãe estiver em bom estado geral e tomar alguns cuidados higiênicos.

E agora, Dr.?

Apesar de todo o medo que gira em torno desse assunto, o pediatra e responsável pelo Pronto-Atendimento Pediátrico do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Douglas Lopes, esclarece que o coronavírus não impede a amamentação. “Contudo, caso a mãe ou alguém próximo do bebê tenha testado positivo, é necessário redobrar os cuidados, como não abrir mão da máscara cirúrgica, lavar bem as mãos e utilizar o álcool em gel. Interromper a amamentação não é indicado pela doença, a não ser que essa seja uma opção da mãe ou pelo estado clínico da mesma”, explica o médico.

Amamentação x pandemia

Segundo o pediatra, principalmente no momento da amamentação, locais de aglomeração devem ser evitados. “Essa dica vale para todas as mães, não só para as que testaram positivo. Caso prefira, também, a ordenha pode ser uma aliada em algum momento, desde que com os cuidados necessários com a manipulação dos objetos. Mesmo tomando todos os cuidados, é preciso sempre estar atento à saúde do bebê e ficar de olho se ele iniciar com febre, falta de ar ou desinteresse para mamar. Caso apresente esses sintomas, deve procurar assistência médica com o pediatra imediatamente”, esclarece Douglas Lopes.

Website: https://santagenoveva.net/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?