Maternidade e estudo: saiba como conciliar a dupla jornada

Apesar da rotina ser cansativa, dá para ajustar os dois sonhos

atualizado 20/08/2021 19:42

grávida estudanteiStock

É difícil e, às vezes, parece impossível. Conciliar a gestação ou maternidade com a rotina de estudo não é tarefa tranquila. Às vezes, sobra força de vontade, mas falta rede de apoio, creche, dinheiro… Apesar disso, frases como “trancar o curso” e “adiar o sonho” não precisam ser as únicas a combinar com esse momento da sua vida.

Dá, sim, para conciliar estudo e maternidade, ou começar a estudar após ter filhos.

O portal BabyHome, parceiro do Metrópoles, conversou com Mariana Silva, responsável pela criação do grupo Mães Estudantes nas redes sociais e com Vanessa Clemente Cardoso, administradora da página Mães na Universidade, no Facebook. Confira algumas dicas que elas dão para quem não quer abrir mão dos estudos durante a maternidade.

Motivos para não desistir

“Muitas vezes estudei trancada no quarto com minha filha chorando na porta e falando: ‘Quero mamãe!’. Eu tinha que terminar para dar atenção a ela e seria bom para nós duas. É cruel, porém, necessário, não podemos deixar de vivenciar nossos sonhos”, comenta Vanessa Clemente Cardoso, que também administra os grupos fechados Mamães na Pós-Graduação e Coletivo Nacional de Mães Universitárias (todos no Facebook).

Há soluções para tentar driblar alguns obstáculos. Não abandonar o sonho certamente trará resultados positivos, por mais que você tenha de viver um período conturbado e de muita dedicação ao conciliar maternidade e estudo. Ainda mais quando se sabe que, na média, metade das mães fica desempregada até 24 meses após o nascimento do bebê. O número é maior ainda entre as que têm menos escolaridade.

Continue lendo no portal BabyHome.

Mais lidas
Últimas notícias