Dor de ouvido em crianças: mitos, verdades e boas dicas

A dor de ouvido é mais comum em crianças e pode estar associado a várias causas

Criança com a mão no ouvidoScience Photo Library/GETTYIMAGES

atualizado 18/03/2020 11:59

A dor de ouvido, que pode acometer uma ou as duas orelhas, é um sintoma bastante frequente na população, mas costuma atingir mais as crianças.

Pode ser causada por uma infecção por fungos, vírus ou bactérias, por lesões na orelha (ouvido) ou, ainda, ser reflexo de problemas em outras regiões, como inflamação na garganta ou disfunção na articulação temporomandibular (ATM).

Para entender melhor a condição e como amenizá-la, a otorrinolaringologista Jeanne Oiticica aborda alguns mitos e verdades, além de elencar boas práticas.

Tem relação com a saúde bucal?

Verdade. A médica explica que essas duas regiões são interligadas, pois o nervo da pele do ouvido passa pela garganta. Ou seja, a dor de ouvido em crianças pode ser desencadeada por um problema bucal. “Uma gengivite ou amigdalite pode dar dor de ouvido”, exemplifica Jeanne.

Não tem relação com gripe

Mito. Além do verão, outra época comum é o outono, justamente quando resfriados e alergias são mais frequentes. Isso porque as secreções geradas por esses problemas podem migrar para o canal auditivo.

Para conferir mais sobre o assunto, acesse o blog Mil Dicas de Mãe.

Últimas notícias