Como passar pelas contrações do parto de forma mais tranquila

Descubra dicas práticas para amenizar o desconforto e a ansiedade na hora de dar à luz

atualizado 07/04/2021 11:51

Mulher grávida com a mão na barrigaGetty Images

É claro que as contrações do parto podem provocar desconforto e medo, principalmente em mães de primeira viagem. Porém, isso não quer dizer que precise ser algo extremamente difícil e “insuportável”. A verdade é que, com algumas boas práticas, somadas a uma pequena mudança de pensamentos, é possível driblar um pouco a ansiedade.

Saiba o que fazer para passar por esse momento tão importante sem crise!

Tome um banho quente assim que as primeiras contrações chegarem

A mulher não deve ir ao hospital logo na primeira contração. O mais recomendado é esperar que os intervalos das dores diminuam para 5 minutos. Neste meio tempo, ela pode tomar um banho quente, deixando a água cair nas costas, especialmente na lombar. A água quente fará com que a irrigação sanguínea melhore, proporcionando um relaxamento maior para os músculos do corpo e, consequentemente, a diminuição da dor.

Pratique técnicas de relaxamento

Quanto mais calma e concentrada você estiver, menores serão os desconfortos, pois você entende que, na medida do possível, tem o controle do seu corpo. Portanto, inspire pelo nariz e expire pela boca. A respiração lenta e profunda levará mais oxigenação para o seu corpo, fazendo com que o trabalho de parto seja mais fácil. Além disso, você consegue se tranquilizar e diminuir parte da pressão que a ansiedade pode gerar neste momento.

Confira mais dicas para ter um parto tranquilo e com menos dor no blog Mil Dicas de Mãe, parceiro do Metrópoles.

Últimas notícias