Colar de âmbar em bebês: afinal, para que ele serve?

O âmbar é uma resina cristalizada com propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias. Mas, será que a versão em colar funciona?

atualizado 22/05/2020 11:38

Bebê usando colar de âmbar Getty Images

Você já viu algum bebê usando um colar de âmbar? Apesar de ser uma tradição antiga na Europa, por aqui, ainda se trata de algo relativamente novo no universo materno, mas que vem ganhando a simpatia de muitas mães, que acreditam nos efeitos analgésicos do âmbar.

O acessório nada mais é do que uma resina vegetal cristalizada (um fóssil de milhões de anos!), rica em ácido succínico, que possui propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias.

Tanto é que o âmbar do báltico, encontrado nessa região nordeste da Europa (só vale esse, tome cuidado com imitações) é usado pela indústria farmacêutica na fabricação de relaxantes musculares.

Já no caso dos pequenos, o uso do âmbar em colares tem como finalidade aliviar os sintomas da erupção da dentição. Como o surgimento dos primeiros dentinhos causa muito desconforto nos bebês, acredita-se que, por meio do contato do âmbar com a pele, a resina é aquecida e as substâncias benéficas liberadas, minimizando o mal-estar, o inchaço da gengiva e a dor.

Continue a leitura no blog Mil Dicas de Mãe e saiba se a eficácia do colar é comprovada.

Mais lidas
Últimas notícias