Cinco ingredientes para substituir o açúcar na dieta dos pequenos

O consumo excessivo de açúcar é perigoso, sobretudo por crianças. Saiba como substituir o ingrediente industrializado por opções saudáveis

Jelleke Vanooteghem/UnplashJelleke Vanooteghem/Unplash

atualizado 23/01/2020 7:50

Muitas mães se preocupam com o consumo demasiado de açúcar por parte das crianças. Mas, na infância, quando a maioria dos alimentos são oferecidos aos pequenos por meio dos pais, é possível controlar o excesso substituindo o açúcar industrializado por ingredientes mais saudáveis.

Lembrando que, na hipótese de a criança ser diabética, é necessário consultar um médico. Há adoçantes que, apesar de naturais, possuem outras substâncias, como a frutose, que podem prejudicar a condição.

Água de coco

Se você estiver procurando uma opção saudável para adoçar sucos, misture água de coco na bebida na hora de bater. Prefira a versão natural à industrializada, que geralmente contém conservantes.

Fonte de vitaminas e minerais, o líquido ainda tem a vantagem de ser super-refrescante. Uma alternativa legal e prática é fazer cubinhos de gelo com água de coco. Daí, quando quiser tomar um refresco, é só bater a mistura no liquidificador.

Purê de maçã

Apesar de se tratar de uma fruta, o purê de maçã não altera o sabor dos alimentos. Ele pode ser incorporado em bolos e cupcakes no lugar do açúcar. Vale lembrar que a maçã é uma aliada contra a diabetes, pois é rica em pectina, fibra que ajuda no controle da glicemia. Também concentra vitaminas B, C e E. É uma verdadeira amiga da saúde. Para fazer o purê, basta cozinhar as maçãs com água em fogo baixo e mexer até obter consistência cremosa. Em receitas que levem o ingrediente, só tenha o cuidado de aumentar um pouco o tempo de cozimento.

Leite de amêndoas

O leite de amêndoas não é dos mais doces, mas dá um toque adocicado às receitas. O ideal é prepará-lo em casa. Entre os benefícios, está o auxílio ao desenvolvimento da saúde dos ossos, por ser rico em cálcio, fósforo e magnésio.

Mel

Doce por natureza, o mel é composto por frutose e glicose, e ainda contém minerais, vitaminas do complexo B e antioxidantes. O ingrediente também tem propriedades anti-inflamatória e imunoestimulante. Para colocá-lo em receitas no lugar do ingrediente tradicionalmente usado para adoçar, use cerca de 25% a menos do que a quantidade indicada de açúcar e diminua o tempo de forno em cerca de 15° C, porque queima mais rápido.

Veja mais uma opção no blog Mil Dicas de Mãe.

Últimas notícias