metropoles.com

Folia com segurança: 5 acessórios para evitar furtos no Carnaval

Para guardar os pertences com segurança, o melhor é apostar em itens que fiquem na parte frontal do corpo ou até mesmo escondidos. Veja!

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Carnaval

O Carnaval é uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros. No entanto, junto com a diversão, vem a preocupação com a segurança em meio às aglomerações. Afinal, durante a folia, casos de roubo e furto de itens de valor, como celulares e relógios, infelizmente são comuns, seja em festas, seja em blocos de rua.

Para guardar os pertences com segurança, o melhor é apostar em artigos que fiquem na parte frontal do corpo ou até mesmo escondidos. Para isso, o Metrópoles selecionou cinco acessórios ideais para evitar furtos no feriadão.

Pochete ou shoulder bag

Para guardar itens de valor, o uso de pochete ou shoulder bag é uma boa opção, já que as bolsas convencionais costumam ter partes abertas, facilitando o acesso de pessoas mal-intencionadas. Porém, ainda assim, algumas vítimas de furto relatam que os ladrões conseguem abrir o zíper até de pochetes de forma rápida. Por isso, o recomendado é utilizar os acessórios com a abertura sempre virada para o corpo.

0

Porta-cartão com bloqueador de compras por aproximação

Alguns golpistas atuam de uma maneira diferente para furtar os foliões. Os sujeitos costumam aproximar uma maquininha de cartão perto dos bolsos da vítima para conseguir realizar uma “compra” por aproximação. Os cartões que possuem essa forma de pagamento são identificados com um símbolo similar ao do Wi-Fi na parte dianteira do produto.

Como solução, há o porta-cartão com bloqueador. A capa protetora armazena o item, impedindo o pagamento acidental por contato. O acessório também impossibilita a destruição de campos eletromagnéticos e evita que os dados sejam expostos a criminosos.

Porta cartão com bloqueador RFID
Existem diversas cores e formatos do porta-cartão com bloqueador RFID

Doleira

Além de pochetes e shoulder bags, as doleiras são ótimas para guardar artigos pessoais de forma mais camuflada. O objeto é utilizado debaixo da roupa por ser menor e mais discreto.

“Uma opção para guardar cartões e dinheiro [no Carnaval] são as doleiras. Escolha também roupas com bolsos laterais, preferencialmente com velcro”, recomenda a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no portal oficial da corporação.

Doleira
Doleira para evitar furtos no Carnaval

Cordão antifurto para celular

Sabemos que é inevitável pegar o celular para mandar uma mensagem para os amigos e/ou familiares durante a folia. Pensando nisso, o cordão antifurto para smartphones foi criado. O acessório protege o telefone quando o dono estiver em multidões.

O item pode ser enrolado nas mãos ou colocado em volta do pescoço para evitar que o aparelho seja roubado através da “puxadinha”. O cordão antifurto é vendido tanto em estabelecimentos on-line quanto em lojas físicas de peças e acessórios para celular.

Cordão antifurto para celular

Adesivos para cartão

Para diferenciar o cartão na hora de pagar, é recomendado adesivá-lo. Isso torna a identificação dele mais rápida e evita a troca após eventuais compras com golpistas. Os adesivos vão desde cores chamativas, como verde neon, a personagens de séries e filmes.

Adesivo para cartão
Adesivo para cartão

Dicas para aproveitar o Carnaval com mais segurança

Neste Carnaval, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) preparou um esquema especial de policiamento para todos os dias de folia. Além disso, a corporação deu dicas básicas de segurança em seu site oficial. Confira as principais:

  • Evite expor e levar objetos de valor para festas e bloquinhos de rua;
  • Carregue apenas o necessário, como documento com foto, dinheiro em espécie e um cartão com limite pré-determinado;
  • Faça uma boa alimentação e hidrate-se bem antes de cair na folia;
  • Não aceite bebidas de desconhecidos;
  • Ande sempre em grupo para evitar furtos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações