Categorias: Feminismo

Você pode estar assediando alguém no trabalho e não sabe

Durante duas décadas, Harvey Weinstein, o produtor mais poderoso de Hollywood, assediou mulheres da indústria do cinema. Mas foi apenas no último mês que dezenas de atrizes, modelos, funcionárias e diretoras vieram a público denunciar o executivo.

A repercussão empoderou outras vítimas a apontarem o dedo para diferentes homens famosos. Kevin Spacey, Ben Affleck, Terry Richardson, George Bush, Dustin Hoffman, Ed Westwick e Charlie Sheen são alguns nomes que apareceram recentemente em escândalos de assédio sexual e estupro.

Vítimas de idades e gêneros diferentes foram ouvidas em extensas apurações de investigação de jornais e portais de notícias.

As queixas movimentaram debates sobre assédio sexual em ambiente de trabalho — a maioria dos crimes teria ocorrido com pessoas que conheceram os famosos por meio de filmes e campanhas publicitárias. Além disso, alguns abusos aconteceram em ambientes e contextos profissionais.

Para quem ainda não entendeu o que é o abuso sexual no trabalho e para quem pode estar praticando essa violência sem saber, reunimos as situações de assédio mais frequentes na esfera profissional. Também explicamos por que essas situações podem ser enquadradas como violência.

O que é?
A psicóloga e administradora de recursos humanos Rita Brum entende o assédio sexual no trabalho como constranger alguém com gestos, palavras, pedidos impertinentes e/ou oferecimento de benefícios em troca de favores sexuais.

A professora de pós-graduação em direito Patrícia Bertolin ressalta, de acordo com o que diz o artigo 216-A do Código Penal brasileiro, que este tipo de comportamento, bem como o uso de hierarquia superior para coagir a vítima, a promessa de tratamento diferenciado caso o assédio seja aceito e a represália no caso de recusa podem configurar crime no posto de trabalho.

Casos

Comentários sobre beleza e dotes físicosmore
Convites insistentes para ir a um local sem relação com o trabalhomore
Toques indesejados, como abraços apertados e prolongados e beijos no rostomore
Exibição ou envio de nudesmore
Exigência que a funcionária se vista de forma sensualmore
Perguntas embaraçosas sobre a vida pessoal da vítimamore

Denúncias
“Como o Brasil. Quando há um caso de assédio ou estupro, rapidamente é questionado se a mulher não causou essa prática”, afirma a professora de direito Patrícia.

A especialista em recursos humanos Rita aconselha as vítimas a coletarem provas e encontrarem testemunhas para provar o crime. “Essa é uma atitude difícil de documentar, porque geralmente é cometida de forma sorrateira”.

Rita diz que a empresa precisa entender o que configura assédio sexual e como pode manchar a imagem da organização. “Muitas vezes, os chefes não sabem que determinadas atitudes com tons de ‘brincadeira’ podem ser, na verdade, assédio sexual”.

Isabella Cavalcante

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez parte da equipe de Vida & Estilo do portal por quase dois anos, editoria na qual abordou, principalmente, temas de comportamento e produziu perfis. Em 2018, foi finalista do Prêmio Netherlands Hanseniasis Relief - Brasil. Atualmente, integra a equipe de Redes Sociais e é pós-graduanda em Direitos Humanos.

Últimas notícias

Jovem com tornozeleira eletrônica é flagrado com submetralhadora

Suspeito estava em liberdade provisória e demonstrou nervosismo durante fiscalização de rotina

13 minutos passados

DF: homem pede corrida em app para traficar cocaína e se dá mal

Carro onde o suspeito estava foi parado na DF-290, na altura do Gama

27 minutos passados

Umbanda: líder do terreiro mais antigo do DF completa 90 anos

Jurema Pituba Faria, chefe do Centro Espírita Assistencial Nossa Senhora da Glória, fundado há 54 anos, vive em Brasília desde…

2 horas passados

10 curiosidades incríveis sobre os cães da raça poodle

Quarto cão mais popular no Brasil, os poodles encantam o coração dos brasileiros por sua inteligência e personalidade

2 horas passados

Receita de vó: aprenda a preparar uma deliciosa ambrosia

Reza a lenda que o doce, também conhecido como Manjar dos Deuses do Olimpo, é uma iguaria com um sabor…

2 horas passados