*

O Cara a Cara foi um dos jogos mais populares nos anos 1980 e 1990. Com perguntas variadas e raciocínio lógico, o objetivo da disputa é descobrir quem é o personagem do adversário. Agora, o brinquedo de tabuleiro ganhou uma versão feminista.

A designer polonesa Zuzia Kozerska-Girard desenvolveu uma variação do Guess Who? na qual as personalidades do jogo são mulheres notáveis da história. Entre elas, a pintora Frida Kahlo, a ativista Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova, a paleontóloga Mary Anning e a aviadora Amelia Earhart.

Divulgação/Playeress
O Who’s She? (Quem é Ela?, em tradução livre) traz 28 mulheres que mudaram o mundo. Elas representam diversas profissões, nacionalidades e idades. Para cada uma há um cartão com informações sobre momentos importantes e curiosidades biográficas.

Criado pela designer polonesa Zuzia Kozerska-Girard, que comanda a empresa Playeress, o jogo é feito com peças de madeira. As ilustrações, em aquarela, são da artista Daria Golab.

Para jogar, é preciso questionar feitos das personagens, não a aparência, como na versão original. “Ela ganhou um prêmio Nobel?”, “Fez alguma descoberta?” e “Era uma espiã?” são algumas das perguntas sugeridas.

A ideia é conscientizar crianças sobre os feitos de mulheres pelo mundo e motivá-las a seguirem a profissão que quiserem. “Os triunfos, as aventuras, descobertas e invenções dessas mulheres vão inspirar você a sonhar alto e assumir riscos”, diz a descrição. O brinquedo pode ser adquirido a partir de 65 euros, o equivalente a R$ 286.

Divulgação/Playeress
A criadora lançou uma campanha em uma plataforma de financiamento coletivo para poder distribuir o jogo. A meta era de 15 mil euros, mas as doações já passaram de 400 mil euros. A arrecadação segue até o dia 6 de dezembro.