Entenda os riscos e como evitar problemas com o alongamento de cílios

A má escolha de um profissional pode causar prejuízo permanente à visão e aos olhos

atualizado 13/07/2021 11:17

iStock

Cada vez mais mulheres aderem ao alongamento de cílios. As diversas técnicas criadas nos últimos anos possibilitam cílios mais longos e volumosos, que proporcionam um olhar marcante e chamativo. Mas, além da estética, esse procedimento pode trazer riscos aos olhos se não forem tomados os devidos cuidados.

Entre os prejuízos que uma má aplicação é capaz de ocasionar estão a conjuntivite alérgica e a ceratite (lesões na córnea). A diminuição da acuidade visual, categoria que envolve doenças como glaucoma e catarata, também é uma das possíveis consequências.

Cuidados

De acordo com a especialista em cirurgia plástica ocular e vias lacrimais Camila Lopes Guimarães, é importante fazer algumas observações antes de realizar o alongamento. “Em primeiro lugar, é necessário verificar o histórico do local e a qualificação do profissional que realizará o procedimento”, alerta.

0

Outro cuidado indicado pela oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos é dar preferência pela técnica “fio a fio”, que evita aplicar tufos de cabelos na região dos olhos. “O fio deve ser colado ao longo do cílio natural e não na sua raiz, dessa forma, a cola não entra em contato com a pele. Pode ocorrer uma aceleração do processo natural de queda dos cílios devido ao peso que os cílios postiços causam”, explica.

Mesmo que o procedimento tenha sido um sucesso, os cuidados precisam ser mantidos. “É necessário a higienização da raiz dos cílios com shampoo neutro”, exemplifica. Outra medida importante recai na remoção de resíduos de oleosidade e maquiagem que possam ficar acumulados na região.

Por conta do papel fundamental desenvolvido por esses pelinhos, esses cuidados são imprescindíveis. Também conhecidos como celha ou pestana, os cílios são responsáveis pela proteção do globo ocular, funcionando como uma barreira. Eles evitam que poeira e outras pequenas sujeiras caiam nos olhos. E mais: têm a função de reduzir a evaporação da lágrima, que lubrifica as córneas.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Mais lidas
Últimas notícias