Conjuntivite é uma doença comum no verão. Saiba quais cuidados tomar

Entre os principais sintomas da infecção estão vermelhidão nos olhos, secreção, coceira e ardência

atualizado 21/01/2019 22:13

Getty Images

A conjuntivite é uma doença que pode ser infecciosa por bactéria ou vírus, alérgica – por causa de substâncias como pólen ou pelos de animais – ou simplesmente uma irritação na conjuntiva que não é transmissível.

Os casos mais comuns, principalmente no verão, são os causados por vírus. As crianças, por exemplo, brincam mais em piscinas, parquinhos e locais públicos, o que facilita a transmissão. Apesar de o vírus não ser transmitido pelo ar, um simples contato com uma pessoa doente é suficiente para que a contaminação seja feita.

A oftalmologista Juliana de Souza Rocha, da clínica Primeiro Olhar, explica que a pessoa doente deve evitar levar a mão aos olhos e tocar em outros objetos. “Lavar as mãos com água e sabão é suficiente para higienizar”, explica. A profissional recomenda ainda, caso o paciente suspeite da doença, lavar os olhos com soro fisiológico ou colírio lubrificante e procurar um médico para identificar qual o tipo da doença e o tratamento adequado.

Entre os principais sintomas da conjuntivite estão: vermelhidão nos olhos, secreção, olhos lacrimejando, coceira e ardência.

Últimas notícias