Dicionário do TikTok: “traduzimos” os termos usados no app do momento

Os usuários da rede social desenvolveram hashtags e gírias próprias que podem soar estranhas a quem não está no app

atualizado 15/07/2020 11:45

arte tiktokYanka Romao /Metrópoles

O TikTok tem conquistado cada vez mais adeptos, embora esteja sofrendo tentativas de banimento em alguns países ao redor do mundo. No Brasil, a situação é a inversa. Segundo o Google Trends, as pesquisas relacionados ao aplicativo têm crescido substancialmente nos últimos meses. No Distrito Federal, o interesse pelo app cresceu 88% desde julho de 2019.

O aplicativo tem se tornado popular entre os jovens e conquistado adeptos com idades mais avançadas. Segundo a pesquisa da Kantar Ibope no Brasil, o acesso de adultos com idade entre 35 e 55 anos aumentou 24% durante a quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus. Porém, para fazer parte da comunidade, não basta apenas baixar o app. É preciso entender as hashtags e gírias utilizadas no videos, que podem confundir usuários recém-chegados.

O Metrópoles fez um guia com os termos mais usados na rede social para quem deseja começar a navegar pela plataforma.

Confira:

TikTok

Antes, é preciso entender as funcionalidades do aplicativo. O TikTok oferece a gravação e compartilhamento de vídeos curtos entre 15 e 60 segundos, com ferramentas diversas que fazem a diversão dos internautas. É possível curtir, comentar e compartilhar as publicações de amigos, além de dublar outras pessoas, adicionar efeitos de voz e faciais, e até atuar tendo telas verdes ao fundo. Válido ressaltar que não é obrigatório produzir conteúdo, o usuário pode apenas assistir aos outros. A plataforma foi desenvolvida pela empresa chinesa ByteDance e ultrapassou 2 bilhões de downloads nos últimos meses em aparelhos Android e iPhone (iOS).

TikToker

O nome caracteriza o usuário do aplicativo que produz conteúdo como ocupação profissional, ou seja, influenciadores digitais que recebem por posts pagos. Também é utilizado para denominar as pessoas que possuem muitos seguidores no aplicativo ou que produzem conteúdo diário, embora não recebam por isso.

0

 

#FY #FYP

As hashtags #FY ou #FYP são a abreviatura do nome da página inicial do TikTok: a For You Page. Nessa parte do app, aparecem vídeos de internautas da rede social que não são necessariamente seguidos pelo usuário, mas que ele pode gostar. O critério de escolha é realizado por meio de algoritmos não divulgados. As hashtags são utilizadas em legendas na tentativa de promover os clipes à página. Porém, não é comprovado que a tática funciona. Além disso, é comum encontrar comentários nos vídeos com o termo “fy”, que significam que o usuário que comentou viu o vídeo na página inicial.

@sabrinybarreto

Eu entrando no tiktok part. 3 #juntosvamosvencer #foryoupage #foryou #viral #humor #geraçãotiktok #pravoce #comedy #fyp #fy #tiktok #tiktokbrasil

♬ som original – sabrinybarreto

 

#POV

A sigla significa point of view, ou ponto de vista, em tradução do inglês. Os vídeos #POV são feitos de acordo com a visão de alguém ou de algo. Assim, o espectador faz parte da cena como um personagem que interage com o autor do vídeo. Essa temática tem feito sucesso no aplicativo e as produções variam de temas, como a visão da escova de dente no banheiro. Recentemente, o usuário LZMaario ficou famoso na mídia ao viralizar em clipe que utiliza a técnica para convidar as pessoas para encontros românticos.

@lzmaario

#pov Pedi a menina que eu to ficando em namoro

♬ Just Like U – yungpinch

 

#[email protected]

No TikTok, é comum que os usuários se inspirem entre si para a criação dos vídeos, que podem ser exatamente iguais ou apenas similares. Quando isso ocorre, se utiliza #IB, seguido do nickname do usuário inspirador para dar o crédito da ideia. A tag é a abreviação para inspired by (do português, inspirado em).

Flopar e hitar

O primeiro termo significa que o conteúdo não teve sucesso, ou seja, recebeu poucas visualizações, curtidas e comentários. A gíria é o contrário de hitar, que é o mesmo de dizer que o clipe viralizou. Ambos também são usados em outras plataformas, como o Twitter e o Instagram.

Últimas notícias