metropoles.com

Entenda como o TikTok virou a nova fábrica de hits no mercado musical

Ao viralizar na rede social, as faixas alcançam o primeiro lugar nas paradas: novidade tem alterado até mesmo a forma de fazer música

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Vitão e Luisa Sonza no clipe de Flores
1 de 1 Vitão e Luisa Sonza no clipe de Flores - Foto: Reprodução

Transformar uma canção em hit nunca foi uma tarefa fácil, mas artistas do mercado fonográfico ganharam um novo aliado: o TikTok. O aplicativo, que se popularizou no Brasil durante a pandemia da Covid-19, tem tido grande impacto na forma do brasileiro consumir e compartilhar música, levando lançamentos ao topo da lista de mais ouvidas nos serviços de streaming do país.

Uma batida marcante que inspire coreografias divertidas e desafios instigantes. Isso é tudo que uma música precisa para viralizar entre os usuários do TikTok. Com essa receita, artistas ainda pouco conhecidos nacionalmente têm conquistado seu espaço na indústria musical.

É o caso da faixa Tudo no Sigilo, de Vytinho NG e Mc Bianca, que encabeçou as paradas da Deezer por vários dias, impulsionada pelos vídeos na rede social. O sucesso no TikTok refletiu em outras mídias como o YouTube, onde o funk já ultrapassou a marca de 60 milhões de views.

@anygabriellyofficial

Lancei a braba ?✨#Fyp

♬ Tudo no Sigilo – Vytinho NG & Bianca

O TikTok revelou, ainda, outros artistas e sons nas últimas semanas: Na Raba Toma Tapão, de Niack, virou meme e está entre as 20 mais ouvidas de junho — alcançando inclusive o primeiro lugar, onde ficou por vários dias. Luisa Sonza e Vitão também garantiram seus nomes entre os artistas mais escutados nas plataformas. Com o lançamento de Flores, a challenge do hit conquistou personalidades que rechearam a rede social com danças sensuais.

Representante da nova safra de cantores pop brasileiros, Aya acaba de lançar um clipe disponibilizado com exclusividade no TikTok. O vídeo de apenas um minuto foi filmado na vertical, formato próprio da nova rede social, e conta com uma pegada descolada e colorida.

@ayapqsim

Já que todo mundo faz clipe no YT a gente faz no TIKTOK. Eu e o @rossi.rodrigo colocamos 50 flamingos numa cama ?

♬ Amor Antissocial – AYA

O impacto do TikTok no mercado fonográfico mundial não é de hoje. Começou com a fuão do aplicativo ao Musical.ly, em 2018. A primeira experiência bem-sucedida foi a do rapper norte-americano Lil Nas X e o sucesso orgânico do hit Old Town Road. Graças ao desafio que levou pessoas de todas as idades a postarem vídeos dublando ou dançando a música, a faixa bateu recorde em número de semanas seguidas ocupando o primeiro lugar no ranking de mais tocadas no Estados Unidos.

Buttercup, de Jack Stauber, Lalala, Y2K e bbno$, Dance Monkey, de Tones and I, e Death Bed, de Powfu, são alguns dos hits internacionais que também se popularizaram no TikTok. No Brasil, a função da plataforma estourou no Carnaval 2020 com Tudo Ok. A parceria de Thiaguinho MT, Mila e JS O Mão de Ouro fez famosas filmarem seus looks e se mostrarem “prontos para o bailão”.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?