Sua planta está morrendo? Aprenda como tratá-la de uma vez por todas

Jardineiro explica o que pode ser feito para identificar e resolver o problema

atualizado 11/06/2021 13:24

Getty Images

Com o isolamento social, diversas pessoas decidiram se reinventar e ir em busca de hobbies que pudessem ser praticados sem colocar o pé para fora de casa. Entre os passatempos mais buscados, a jardinagem dispara na frente. Segundo Google Trends, ferramenta do Google que mostra as pesquisas mais populares buscadas em uma época recente, as buscas pelo termo “kit de jardinagem” cresceram 180% entre 17 de março e 17 de junho de 2020.

Porém, para os “pais de planta” iniciantes, cuidar da pequena selva em casa pode não ser uma tarefa tão fácil, visto que a inexperiência dificulta o manuseio das mudas, podendo, até mesmo, danifica-las. Sendo assim, para ajudar aqueles que querem salvar suas plantas, bote a mão na massa (ou melhor, na terra) e saiba como tratar suas mudas!

Preste atenção nas folhas

Só de bater o olho, já dá para ver se uma planta está saudável ou não por conta da sua folhagem. Segundo Adelson dos Santos Fernandes, expert no assunto, uma planta sadia é aquela que tem folhas verdes e brilhantes. Entretanto, quando elas apresentam aspectos desbotados, murchos, amarelados e quebradiços, é necessário prestar atenção.

De acordo com o profissional, inúmeros fatores podem desencadear esses sinais: “Pode ser a falta ou até mesmo o excesso de água, local inadequado, pouca ou muita luz. Tudo depende, primeiramente, do tipo de planta que estamos lidando”, comenta o jardineiro. Dessa forma, o recomendável é estudar o espécie em questão e testar pequenas mudanças na rotina.

Continue lendo no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Últimas notícias