Móveis e objetos levam o modernismo de Brasília para a decoração

O Metrópoles fez uma curadoria de móveis e souvenirs inspirados em Brasília para quem ama decoração e tem um carinho especial pela capital

atualizado 06/07/2020 14:32

Móveis e objetos de décor inspirados em BrasíliaDivulgação

De tão icônica e inconfundível, a identidade modernista de Brasília segue inspirando gerações de designers a criarem móveis, objetos de décor e souvenirs com a cara e a assinatura da cidade.

Partindo das curvas de Niemeyer, no legado deixado por Athos Bulcão ou nas placas de sinalização que já viraram símbolo da capital, essas peças têm ganhado cada vez mais destaque nos lares brasilienses.

As formas de Brasília desafiam a criatividade tanto de profissionais premiados quanto os que começam a despontar na cena brasiliense.

O resultado, segundo Patrícia Herzog, curadora do Brasília Design, é um legado devidamente mantido. Afinal, ao construir a cidade, Lucio Costa e Oscar Niemeyer não se preocuparam apenas em erguer palácios e delimitar espaços. Ousaram, também, convidar grandes nomes para levar beleza aos interiores vazios.

“O mobiliário foi parte fundamental da composição desses ambientes. Podemos destacar o Sérgio Rodrigues, por exemplo, um dos expoentes do móvel brasileiro, com mais de 1.000 criações, e responsáveis pelo interior de vários locais importantes, como Catetinho e a Universidade de Brasília”, pontua.

Patrícia Herzog, designer de território, experiência & produto. Também é curadora da Expo Brasília Design

Uma referência bastante presente nas criações dessa nova geração é a obra de Athos Bulcão, que completaria 102 anos na última sexta-feira (02/07). “Athos Bulcão é arte integrado arquitetura. Athos não cria um painel para embelezar um lugar, mas para integrar a arquitetura desse lugar”, acrescenta Patrícia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

brasília nasce design // quando a arte inspira o design apresentamos o buffet @colina.design assinado pelo designer @marcelocoelhob inspirado na obra de athos bulcão. hoje comemoramos 102 anos do artista athos bulcão, um verdadeiro ícone da arte integrada à arquitetura brasileira, tento em brasília o seu maior acervo a céu aberto. são murais, painéis de azulejos, relevos e uma diversidade de trabalhos que marcam a identidade brasiliense. na foto o buffet integra a expo//brasília design e é possível observar, também, a série gargalos assinada por @patbagniewski e @jahara_studio formando uma composição minimalista e poderosa. e você, o que achou? #brasiliadesign #designbrasileiro #expobrasiliadesign #designdeproduto #designfuture #curadoria #experimentebrasilia foto @paulacarrubbaph conteúdo @patiherzog

Uma publicação compartilhada por BRASILIA DESIGN (@brasiliadesign____) em

Um pedaço da cidade em casa

A relação de afeto que as primeiras gerações desenvolveram com a capital sexagenária faz com muitos brasilienses queiram ter um pedaço de Brasília em casa. A homenagem costuma caber em todos os orçamentos,  já que as referências ao quadradinho do Distrito Federal estão presentes do mobiliário a objetos de décor e itens artesanais.

Foi pensando nisso que a empresária Thatiana Dunice criou há BSB Memo, há sete anos. “Sentia falta de souvenirs que conversassem com a estética da cidade. Nosso maior público é o morador de Brasília.  As plaquinhas certamente são as mais vendidas”, conta a proprietária da famosa marca.

Os itens mencionados por Thatiana são réplicas do projeto de sinalização de Brasília desenvolvidos por Danilo Barbosa, em 1976. Aliás, quem quiser ter algo assinado por ele pode, inclusive, comprá-la em sua loja virtual.

No ano passado, Danilo criou um e-commerce no qual vende ímãs de geladeira, placas e uma versão cimentícia da emblemática seta que agregou ao seu projeto de sinalização urbana. Além deles, também se destaca um mapa personalizado das superquadras, com o bloco e o nome da família que o encomendou.

“A ideia de montar a loja foi do meu filho, no ano passado. Minha intenção é que mais pessoas tenham acesso a esse trabalho. O projeto de sinalização da cidade é da população”, afirmou Danilo.

Curadoria

Com ajuda dos designers e curadores ouvidos na matéria, o  Metrópoles selecionou algumas peças que traduzem o novo olhar do design brasiliense e que são ótimas opções para quem sonha em agregar uma homenagem à cidade ao próprio lar.

Os produtos da galeria podem ser encontrados nas páginas do Brasília Design, da BSB Memo, de Danilo Barbosa Design, Fundação Athos Bulcão e loja Boobam.

0

 

Últimas notícias