Conheça cinco temperos anti-inflamatórios para comer todo dia
Algumas ervas e temperos são poderosos quando o assunto é combate a inflamações. Veja algumas opções
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa terça-feira (14/11), celebrou-se o Dia Mundial do Diabetes, considerada uma doença inflamatória crônica. A data reforça a necessidade de tomarmos medidas para prevenir esse quadro, principalmente por meio de hábitos alimentares saudáveis.
Além da diabetes, diversas outras doenças potencializam a inflamação. Entre as mais preocupantes, até o surgimento de câncer pode ser ocasionado quando ela perdura longos períodos no organismo.
Para evitar esse mecanismo fisiológico crônico, reduzir o consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares, sódio e componentes químicos, é necessário. Além disso, embutidos e bebidas alcoólicas também devem ser ingeridos com cautela. Na lista, entram presunto, linguiça, salsicha, mortadela, peito de peru e salame.
Substituir esses alimentos por itens naturais, ricos em nutrientes, já é uma forma de manter a saúde em dia. Uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais, azeite, feijões, castanhas e sementes, somados à atividade física, já ajuda a controlar o estresse e melhorar a qualidade do sono.
Para dar um “plus” nas refeições, existem ervas e temperos poderosos à manutenção da saúde. Além do baixo custo, são fáceis de serem adicionados às preparações e ainda conferem um sabor e aroma que enriquecem o paladar.
Os top cinco temperos são:
Cúrcuma
Fonte de curcumina, o tempero tem efeito anti-inflamatório e hepatoprotetor, ou seja, protege o fígado. Protege diversas doenças devido ao seu potente efeito antioxidante.
Gengibre
Anti-inflamatório natural e antioxidante dos bons, o gengibre ajuda a manter a imunidade alta e ainda tem efeito termogênico, ou seja, de acelerar o metabolismo, colaborando com a digestão e com o emagrecimento. Pode ser consumido nos sucos, como chá ou até em pó, nas refeições.
Salsão
Fonte de apigenina, o tempero é estudado pelo seu efeito anti-inflamatório. Combina bem com caldos e sopas, mas também pode ser incorporado aos sucos, acrescidos de limão.
Extrato de própolis
Amplamente produzido no território brasileiro, o própolis é rico em compostos fenólicos, ou seja, conta com ação antioxidante.
Alecrim e manjericão
Ambos se tratam de excelentes anti-inflamatórios, podendo ser incorporados às bebidas, chás e demais preparações.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica