Conheça caldo “milagroso” que emagrece, desinflama e melhora a pele
A nutricionista Maria Olivia Araújo revelou os benefícios do caldo, que fez parte da dieta de emagrecimento da ex-deputada Joice Hasselmann
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, a ex-deputada Joice Hasselmann contou, no Instagram, que passou por uma dieta de reeducação alimentar severa para perder 20 kg. Ao falar sobre o seu processo de emagrecimento, ela revelou que optou por caldo hiperproteico — ou caldo de ossos —, a fim de garantir pele firme e cabelos saudáveis durante o processo.
Segundo a nutricionista Maria Olivia Araújo, essa iguaria é um suplemento natural para cartilagem, rico em colágeno, glicoaminoglicanos (glicosamina e condroitina) e diversos minerais.
“Esses aminoácidos advindos do colágeno natural vão nutrir nossas células intestinais e, consequentemente, melhorar toda a funcionalidade digestiva e absortiva, o sistema imunológico (80% é produzida no intestino) e o humor. Além disso, diminui a inflamação no corpo. Ajuda, ainda, a musculatura, reduzindo dores nas articulares, tendões e ossos”, explica à Coluna Claudia Meireles.
Além disso, a pós-graduanda em nutrição clínica funcional acrescenta que, por ser rico em minerais essenciais, como magnésio, cálcio e fósforo — em uma forma que é facilmente absorvida pelo corpo, em comparação com o leite, por exemplo — e aminoácidos glicina e prolina, “o caldo de ossos ajuda no controle da ansiedade, no estresse e na capacidade de destoxificação do fígado”.
Tomar uma caneca da iguaria todos os dias faz muito bem e traz vitalidade para o corpo, assegura Maria Olivia. “A parte da articulação são as melhores, como a paleta e o pernil no gado e porco. No caso da galinha, os pés e pescoço são as melhores partes, mas pode-se usar toda carcaça. No caso de peixes, a cabeça é especialmente boa”, explica.
Ela acrescenta: “Essa receita é indicada, principalmente, para aqueles que precisam de um suporte nas articulações e desgaste das cartilagens, que sentem muitas dores musculares, desnutridos e que pretendem aumentar o valor proteico e de nutrientes nas refeições.”
Modo de preparo
Maria conta que existem diferentes variações na hora de preparar o caldo. Basta ter uma panela grande com água, legumes, temperos (não use os prontos) e os ossos.
“Primeiro, você vai levar os ossos ao forno a 180°C por 30 minutos, sem temperar. É importante assar os ossos antes do preparo do caldo, assim, conseguiremos extrair o máximo de sabor deles. Depois de assá-los, coloque-os na panela de pressão com os legumes bem cortados e os demais temperos que gostar” ensina. “Deixe cozinhar por 3 horas. Após esse tempo, peneire ou coe todo o conteúdo da panela, separando o líquido dos sólidos. Guarde na geladeira em frascos de vidro”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram