metropoles.com

Semana de 4 dias de trabalho reduz burnout em 71%, aponta estudo

Resultado faz parte de uma das maiores pesquisas sobre o tema. Estudo acompanhou 2,9 mil trabalhadores de 61 empresas no Reino Unido

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Trabalho cansativo
1 de 1 Trabalho cansativo - Foto: Getty Images

Imagina se você pudesse trabalhar apenas quatro dias na semana, sem alterar o seu salário. Parece um sonho distante, não é? Porém, um estudo recente realizado no Reino Unido vem para mostrar que isso é possível, sem trazer prejuízos para a empresa.

A pesquisa conduzida por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Boston College, nos Estados Unidos, avaliou 2,9 mil funcionários de 61 empresas britânicas entre junho e dezembro de 2022.

Segundo Gabriela Brasil, gerente de projetos da 4 Day Week Global, empresa por trás do estudo, o intuito foi avaliar a melhora na qualidade de vida dos trabalhadores.

“Vimos, com a pesquisa, que as empresas que aderiram à semana menor tiveram um aumento significativo no faturamento. Além disso, os colaboradores tiveram uma melhora no bem-estar, no tempo de qualidade com a família e até nas atividades domésticas”, contou.

De acordo com o relatório, a redução da carga horária para 32 horas semanais pode trazer diversos benefícios para a saúde mental dos trabalhadores. Isso porque, após a adoção do novo modelo de trabalho, foi observada uma redução de 71% nas queixas de Síndrome de Burnout, sem queda na produtividade.

Além da redução no burnout, 39% dos colaboradores disseram estar menos estressados e 54% afirmaram ter menos emoções negativas.

Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?

Notificações