Projeto Mini Gentilezas doa itens de higiene para moradores de rua

Focada na distribuição de produtos em miniatura, a iniciativa já entregou mais de 30 mil artigos em Brasília

atualizado 05/09/2018 15:23

Quantas vezes você viajou e trouxe na mala xampus, condicionadores, cremes dentais e outros “mimos” disponibilizados aos hóspedes em hotéis — só para esquecê-los em algum canto do banheiro? Desde 2016, o projeto Mini Gentilezas dá um destino nobre a esses produtos. Por meio de ONGs e instituições parceiras, a iniciativa recolhe itens de higiene pessoal e os repassa para pessoas em situação de rua.

O projeto é da ONG Argilando, do Rio de Janeiro, mas já está presente em todo o país. Os números são expressivos: 200 pontos de coleta, 52 parceiros fixos, 797 mil itens entregues e 84 mil atendimentos realizados. Brasília já tem 10 locais de coleta, responsáveis pela arrecadação de 38.894 produtos. “Nosso crescimento significa que as pessoas confiam no projeto”, avalia Karina Rocha, 35 anos, uma das coordenadoras do Mini Gentilezas.

Ao lado de Israel Mesquita, Karina encontra projetos que já estejam envolvidos em ações sociais para, então, formar a parceria necessária para o Mini Gentilezas acontecer. A colaboração funciona assim: o Mini Gentilezas fica a cargo da arrecadação dos produtos, mobilização de doadores, voluntários e instituições; organiza a logística e cria novos pontos de coleta. Já os parceiros (chamados Parceiros Mini) distribuem as doações. “Os colaboradores já sabem como entregar, as melhores datas, os locais e têm todo um know-how essencial”, explica Karina.

As coletas podem ser realizadas em endereços residenciais ou comerciais. Basta entrar em contato com a equipe do Mini Gentilezas, combinar e nomear um responsável por levar as doações uma vez ao mês aos coordenadores locais do projeto, que encaminharão os produtos para as instituições parceiras. “Os pontos de coleta têm três obrigações principais: divulgar o local na internet, se comprometer a levar os produtos para a voluntária central e manter contato com a gente por WhatsApp”, detalha Karina.

Íris Gouvea, voluntária central de Brasília e uma das coordenadoras do Grupo 10% Para o Bem, é uma das responsáveis por receber e fazer a triagem das doações. Produtos fora da validade, abertos ou impróprios para o uso são descartados, enquanto as doações válidas são organizadas em kits e entregues na Rodoviária do Plano Piloto e na Rodoviária do Entorno. Uma vez por mês, Íris e uma equipe de voluntários entregam de 150 a 200 kits.

Arquivo Pessoal
Registro de uma das entregas feitas pelo Mini Gentilezas e instituições parceiras

 

A voluntária conta que alguns órgãos públicos aderiram ao projeto, realizando gincanas para aumentar as arrecadações. “Isso é ótimo, porque conseguimos ajudar outros grupos que também trabalham com população de rua”, comenta Íris Gouvea.

Voluntária do Grupo 10% para o Bem e parceira do Mini Gentilezas, Patrícia Bueno, 44 anos, acredita que projetos assim ajudam a dar outra perspectiva sobre o mundo. “Existem situações em que fica muito claro como uma roupa ou um calçado usado faz toda a diferença na vida de quem anda descalço, passa frio e fome”, exemplifica a engenheira florestal.

“É interessante manter a ideia de que não precisa de muito para ajudar o outro. É só lembrar que algo que você não vai utilizar pode ser útil para alguém”, resume Patrícia. “Um banho é algo comum para nós, mas, para quem está na rua, sabonete é luxo. Assim como, para muitas mulheres, usar absorventes íntimos faz toda a diferença”.

O que posso doar?
Entre os produtos mais arrecadados, estão as miniaturas de xampu, condicionador e sabonete, mas há ainda uma grande demanda por escovas e pastas de dente, hidratante, absorvente, desodorante e barbeador descartável.

Onde posso doar?
Águas Claras
Deixar na portaria – a/c Patrícia B.
Quadra 101 – Praça Tiê
Residencial Apê – Apartamento 702
Horário de entrega: Todos os dias, das 8h às 20h

Asa Sul
Bicho de Estimação Veterinária
CLS 209, Bloco A, Loja 33
Horário de entrega: de segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábado, de 8h às 17h (Não funciona aos feriados)

SQS 203, Bloco B, Apartamento 104
Deixar na portaria – a/c Dayana Rocha
Horário de entrega: Todos os dias, de 7h às 21h

GEABL
Av. L2 Sul – SGAS 610, Conjunto D, Lote 71
Tel.: (61) 3443-2000 (É preciso ligar para marcar a entrega)

Asa Norte
SQN 105, Bloco J
Deixar na portaria – a/c Giovanna Cardoso
Horário de entrega: todos os dias, das 8h às 20h

Clínica de Fisioterapia Reabilitação Total
SCLRN 716, Bloco B, Loja 7
Horário de entrega: de segunda a sexta, das 7h às 20h
*Não funciona aos feriados

Guará
Guará 1 – QI 9, Conjunto I, Casa 115
Deixar na portaria – a/c Iris G.
Horário de entrega: todos os dias, das 8h às 20h

Lago Sul
SHIS Ql 5, Chácara 8
*Dentro da academia Stadium 8
A/C Cinélia Silva
Horário de entrega: de segunda a sexta, das 8h às 20h

Sudoeste
Motoshow
QMSW 2, Conjunto A, Lote 22
Horário de entrega: de segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábado, das 9h às 13h

Ed. Vivaldi
SQSW 300, Bloco Q
Deixar na portaria – a/c Marina Nascimento
Horário de entrega: todos os dias, das 8h às 18h

Últimas notícias