O que não fazer ao pedir alguém em namoro ou casamento
O Metrópoles selecionou dicas para você não vacilar nesse momento especial para o casal
atualizado

Nesta sexta-feira (14/02/2020), comemora-se o Valentines Day, ou Dia dos Namorados. Diferentemente do Brasil, a data é celebrada no mês de fevereiro em diversos países, como Estados Unidos e Portugal. Se a ideia é aproveitar o momento para iniciar um romance (ou dar um novo passo em um já existente), o Metrópoles selecionou algumas dicas fundamentais para você não fazer feio no pedido e conquistar o desejado “sim”.
Por mais que pareça uma tarefa simples, propor namoro ou casamento a alguém pode ser mais complicado do que supõe a vã filosofia. A ansiedade e a expectativa geradas por esse momento único, somadas ao nervosismo e aquele frio na barriga, pode colocar tudo a perder ou fazer algo dar errado durante o processo.
Veja o que evitar na hora de propor namoro ou casamento a alguém:
1. Falta de planejamento
Um pedido como esse requer planejamento para se tornar inesquecível. Se você deseja fazer algo em um lugar especial, como uma viagem, um fim de semana em um hotel ou um jantar em um restaurante, faça tudo com calma e antecedência, inclusive para preparar os possíveis envolvidos, como amigos ou funcionários do estabelecimento.
2. Momento errado
Apesar do efeito surpresa adicionar um ponto ainda mais marcante, existe um timing perfeito para isso. Passe a prestar mais a atenção no parceiro para sentir se ela já está preparada para o “sim”. Caso contrário, não force a barra e aguarde uma ocasião melhor.
3. Multidão ou espaços públicos
Você ou sua futuro namorado são pessoas tímidas? Se sim, esqueça pedidos públicos de namoro. Faça isso a dois. A chance de você não conseguir fazer o pedido da maneira planejada ou da pessoa reagir envergonhada ou constrangida pela multidão ao redor é alta. Melhor evitar.
4. Não treinar o discurso
Se você pode facilitar, para que complicar, não é mesmo? O momento do pedido de namoro é único e as palavras serão inesquecíveis. Então capriche no discurso e treine bem suas palavras antes. Essa história de improvisar na hora ou pensar que tudo vai dar certo pode ser um tiro no pé. Na hora do nervosismo, podem faltar palavras. Melhor se prevenir e elaborar um roteiro.
5. Envolver gente demais
Apesar de ser um momento épico, quanto menos pessoas envolvidas, menores as chances da pessoa descobrir suas intenções antes da hora e estragar toda a surpresa. Por isso, bico fechado e não envolva ninguém além do estritamente necessário.
6. Pedido muito exótico
Por mais que você esteja super apaixonado, aquele pedido muito exótico pode acabar assustando sua companheira, principalmente se ela for mais reservada. Nada de usar o telão do estádio de futebol ou um carro de telemensagens em frente ao trabalho. Nesse caso, menos é mais.