*

Enquanto muitos se divertem nas festas de fim de ano, os cães sofrem com o barulho dos fogos de artifício. Alguns entram em pânico e mudam radicalmente de comportamento. Mas existem técnicas criadas por veterinários para amenizar o medo e stress dos animais, como o Tellington touch.

O método, segundo o veterinário da Animal Place, Jorge Morais, consiste em enfaixar o animal gerando sensação de segurança, pois as tensões no dorso do pet são aliviadas.

“Além de melhorar a circulação, a faixa pode acalmar o bichinho, mas é preciso tomar cuidado para não amarrar em cima da linha da coluna, pois pode irritar o cão”, explicou.

A “faixa”, segundo o médico, pode ser qualquer tecido. Muitos tutores usam bandagens elásticas, que costumam ser mais eficientes e firmes. É possível encontrar na internet por valores que variam de R$30 a R$70. Outras opções mais em conta e também eficientes são as faixas de gaze, encontradas nas farmácias.

O canal AUnima, no youtube, postou um vídeo explicando a técnica:

Outros métodos

Os cães não se diferem tanto dos humanos em termos de sensações. Por isso, a música tem o poder de acalmar também os pets. Existe uma playlist no Spotify criada pela DrogaVET – farmácia de manipulação veterinária – para ajudar os tutores na tarefa de acalmar os animais durante os shows pirotécnicos.

O veterinário responsável pelo método, Rangel Barcelos, garante que as canções servem para complementar outras técnicas. “Músicas clássicas e instrumentais causam tranquilidade, assim como em humanos. Mas é importante se atentar a outras técnicas, como o uso de medicamentos fitoterápicos”, reforçou.

Veja uma lista de dicas que garantem condições mínimas de segurança e um ambiente mais tranquilo para os pets durante os festejos:

  • Acomode o pet em um cômodo da casa onde possa mantê-lo em segurança e que tenha o menor ruído possível.
  • Não deixe o cão preso em correntes, na hora do pânico ele pode se machucar.
  • Mantenha portas e janelas trancadas, evitando que o animal fuja e até mesmo se perca. Se morar em apartamento, verifique se as telas de proteção estão firmes.
  • Tape os ouvidos do animal com um chumaço de algodão parafinado (hidrófobo). Não se esqueça de retirá-los assim que o barulho cessar, já que podem causar infecções caso fiquem por muito tempo.
  • Nunca deixe o pet sozinho nesses momentos de pânico e medo. A companhia do dono ajuda a passar mais segurança e amenizar esses momentos ruins.


COMENTE

 
cãesRéveillonFogos de artifício

Leia mais: Comportamento