metropoles.com

Buenos Aires aprova lei que pune assédio em espaços públicos

Medida penalizará com multa e serviços comunitários práticas de assédios sexual, verbal ou físico

atualizado

Compartilhar notícia

Patricia Cruz/Agência Brasil
1 de 1 - Foto: Patricia Cruz/Agência Brasil

Em outubro deste ano, a crueldade de um crime chocou a Argentina. Lucía Pérez, de 16 anos, foi drogada, estuprada e morta por empalamento, no balneário de Mar del Plata. A morte mobilizou o país e, na última quarta-feira (7/12), os legisladores portenhos aprovaram uma lei que pune com multa e pena de serviços comunitários o assédio sexual em espaços públicos de Buenos Aires.

O objetivo da proposta – que pode entrar em vigor em até 120 dias – é coibir o tratamento que “incomode, maltrate ou intimide e que afete em geral a dignidade, a liberdade, o livre trânsito e o direito à integridade física ou moral das pessoas, baseados em sua condição de gênero, identidade e/ou orientação sexual”.

Prevendo uma multa de R$ 42 e R$ 211 (200 a 1 mil pesos) e de dois a dez dias de serviços comunitários, o texto da legislação estipula ainda que quando a conduta estiver baseada na desigualdade de gênero e for realizada de forma unilateral o fato será considerado um agravante.

A aprovação da lei, na verdade, faz parte de um projeto para combater o assédio em frentes diferentes, segundo apontou o o jornal argentino “Clarín”.  Também na quarta, uma lei sobre bullying em escolas estabeleceu novas regras para prevenir a perseguição a alunos.

Aprovada pela Comissão de Educação, a medida prevê um serviço telefônico gratuito para atenção a alunos vítimas de bullying. Entre as propostas, consta ainda um protocolo de intervenção para casos comprovados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?