4 dicas de especialistas para fazer as pessoas gostarem de você

"Como fazer as pessoas gostarem de mim" foi uma das pesquisas mais realizadas no Google em 2019. Especialistas respondem à pergunta

atualizado 25/12/2019 21:45

Getty Images

Neste mês, o Google divulgou a lista dos termos mais buscados pelos brasileiros em 2019. Na categoria “como fazer”, em que usuários exploram, basicamente, passo a passo de um determinado tema, um dado se destacou. O terceiro questionamento mais comum do ano foi “como fazer as pessoas gostarem de mim”.

Complexa e, ao mesmo tempo, esclarecedora, a pesquisa demonstra alguns dos efeitos da busca incessante por aceitação: a insegurança, o medo da rejeição ou, ainda, do isolamento de grupos sociais. Uma tônica que, segundo a psicóloga Lia Clerot, tem mudado a forma como as pessoas se relacionam neste século.

“A era digital tem mudado o comportamento humano, principalmente da nova geração. Hoje, é comum vermos pessoas mais preocupadas em parecer e agradar o outro do que realmente ter ou ser. Essa falsa vida perfeita desencadeia diversos transtornos e inseguranças, como ansiedade e depressão”, pontua a profissional.

Lia explica que, ao tentar agradar a qualquer custo, a pessoa perde sua essência, acumulando mais frustrações e inseguranças. “A resposta para essa pergunta é simples: cada ser humano é único e precisa desenvolver a própria autoestima para que se sinta confiante. É importante focar naquilo que você tem de melhor e trabalhar a autoaceitação. Além disso, se conscientize que, muito além de agradar os outros, você precisa ser feliz.”

Existe fórmula mágica?

Apesar de muita gente recorrer ao Google para encontrar respostas acerca de questões como essa, profissionais da área de comportamento humano entendem que não existe fórmula mágica para estabelecer laços e afetos.

No entanto, de acordo com o especialista em inteligência espiritual Fabrício Nogueira, é possível seguir algumas dicas para facilitar bons relacionamentos:

Faça rapport.Rapport é uma palavra francesa que significa criar uma relação de empatia com outra pessoa. Um dos melhores meios para isso é perceber quais são as aptidões ou objetos de interesse da outra pessoa, e interessar-se por elas, criando diálogo e interação nesta matéria”, sugere Fabrício.

Elogiar e reconhecer qualidades. “Reconheça as habilidades e a importância dos outros e elogie. Assim como faz bem pra você, também gera confiabilidade do outro em você”, pontua o profissional.

Seja congruente. “Significa comportar-se segundo os valores que prega.” Segundo Fabrício, “uma pessoa que diz uma coisa e vive outra acaba distanciando os outros de si”, emenda.

Saiba sorrir. “O sorriso atrai e a cara fechada distância. Mesmo que a pessoa seja muito tímida, ela pode atrair a atenção e a empatia dos outros sendo simpática e agradável”, finaliza.

Últimas notícias