metropoles.com

Cientistas revelam alimento perfeito para prevenir a ressaca; confira

Este alimento é conhecido por suas propriedades antifúngicas, anti inflamatórias e diuréticas, sendo um ótimo aliado para prevenir a ressaca

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
alimentos diversos, como proteínas, legumes e vegetais
1 de 1 alimentos diversos, como proteínas, legumes e vegetais - Foto: Getty Images

A véspera de Ano-Novo chegou e, para muitos, isso significa começar 2024 com um copo de espumante ou outra bebida alcoólica na mão. No entanto, beber demais pode causar ressaca. Felizmente, há um alimento que os cientistas sugerem e que pode ajudar a prevenir aquela sensação horrível no dia seguinte: aspargos.

De acordo com o estudo feito pelo Institute of Food Technologists (IFT) e publicado no Journal of Food Science, servir alguns aspargos antes de sair à noite acaba com a ressaca. Isso porque o vegetal pode ajudar o corpo a acelerar o metabolismo caso você decida ingerir álcool antes das celebrações da virada.

Foto colorida de uma mulher com ressaca - Metrópoles
Os sintomas da ressaca costumam surgir de 6 a 8 horas depois da bebedeira

Os cientistas descobriram que os aminoácidos e minerais encontrados nos aspargos têm propriedades que protegem as células do fígado contra toxinas. Eles também são usados ​​há muito tempo como fitoterápicos devido aos efeitos anti toxinas, além de propriedades antifúngicas, anti inflamatórias e diuréticas.

Outro estudo feito por pesquisadores do Instituto de Ciências Médicas e da Universidade Nacional de Jeju, na Coreia, analisou os componentes das folhas e brotos dos espargos. Na ocasião, eles compararam os efeitos bioquímicos nas células do fígado humano e de rato.

Imagem colorida de um punhado de aspargos - Metrópoles
Os aspargos possuem substâncias antioxidantes

“Descobriu-se que o conteúdo de aminoácidos e minerais é muito maior nas folhas do que nos brotos. As toxicidades celulares foram significativamente aliviadas em resposta ao tratamento com extratos de folhas e brotos de aspargos”, explicou o pesquisador BY Kims, segundo o portal Manchester Evening News.

Ele, então, acrescentou: “Esses resultados fornecem evidências de como as funções biológicas dos aspargos podem ajudar a aliviar a ressaca do álcool e proteger as células do fígado”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?