Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Vida & Estilo

Cidade passará 84 dias sem anoitecer e só verá pôr do sol em agosto

O fenômeno acontece em áreas próximas ao Polo Norte durante o verão do hemisfério norte

Correio 24 Horas13/05/2026 08:34
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem c olorida do nascer do Sol em Brasília em meio a onda de calor - Metrópoles

A cidade de Utqiagvik, localizada no Alasca, começa a viver nesta terça-feira (12/5) o fenômeno conhecido como “sol da meia-noite”, período em que o sol permanece visível durante as 24 horas do dia. Situada a mais de 500 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico, a região deve passar cerca de 84 dias sem registrar anoitecer oficial.

O fenômeno acontece em áreas próximas ao Polo Norte durante o verão do hemisfério norte. Isso ocorre por causa da inclinação de 23,5° do eixo da terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do sol, fazendo com que a luz solar continue acima da linha do horizonte mesmo durante a madrugada.

Continue a leitura no site Correio 24 horas, parceiro do Metrópoles. 

Receba no seu email as notícias de Fitness&Nutrição

Frequência de envio: Duas vezes na semana

Ver todas as newsletters