Charles III quebrará tradições em seu primeiro Natal como rei. De acordo com Jennie Bond, ex-correspondente real da BBC, ao contrário de anos anteriores, a família real não assistirá a discurso de um monarca, embora ainda se reúna em Sandringham, em Norfolk, para celebrar o feriado cristão.
A festividade ainda será menos formal do que as demais. Anteriormente, na data, integrantes da realeza se curvavam ou faziam reverências à rainha Elizabeth II, falecida, aos 96 anos, no início de setembro. Agora, com o novo soberano, o Natal da monarquia britânica terá menos protocolos.
Em entrevista, Jennie frisou que Charles deixará o ritual “arcaico” e, em vez disso, fará com que seus entes queridos se concentrem em relembrar momentos felizes com a rainha.

Rei Charles IIIGetty Images

Ele será coroado em maio de 2023Kirsty O'Connor - Pool/Getty Images

O rei Charles III e a rainha consorte Camilla em Londres, após a morte da rainha Elizabeth IIChris Jackson/Getty Images

Elizabeth II faleceu, aos 96 anos, em 8 de setembro de 2022Sean Gallup/Getty Images

Um dos últimos cliques da rainha Elizabeth na varanda do Palácio de BuckinghamChris Jackson/Getty Images
Apesar das mudanças, espera-se que algumas tradições sejam mantidas, como a realeza ir ao serviço religioso na Igreja de Santa Maria Madalena, em Sandringham Estate, antes do jantar de Natal. Segundo uma fonte, também é esperado que, mesmo depois de serem convidados por Charles, Harry e Meghan rejeitem o convite e não se juntem ao clã para as celebrações, já que a relação entre eles continua ruim após o Megxit.
Sandringham é a base da família real no Natal e no Ano Novo desde 1988. Lá, se juntarão ao rei o príncipe e a princesa de Gales, William e Kate Middleton. Outros membros reais devem acompanhar o monarca e a rainha consorte Camilla Parker Bowles durante a caminhada matinal até a igreja.