metropoles.com

Conheça alguns dos booktubers mais populares do país

Diversos desses influenciadores estarão presentes na Bienal do Livro e da Leitura, que acontece de 18 a 26 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Pryscilla Dantas/Divulgação
220
1 de 1 220 - Foto: Pryscilla Dantas/Divulgação

A 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que será realizada de 18 a 26 de agosto de 2018 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contará com a presença de alguns dos principais booktubers do país.

Para te preparar para o evento, cheio de encontros, oficinas e sessões de autógrafos (confira a programação completa no fim da matéria), o Metrópoles montou uma lista com os principais blogueiros, youtubers e influenciadores digitais do país que têm em comum a paixão pela literatura. Confira!

João Doederlein (Akapoeta)
Brasiliense, João publica em seu Instagram – com mais de 840 mil seguidores – poemas autorais ressignificando palavras como girassol, Deus, sonho, tatuagem, cafuné, entre outras. Uma coletânea de seus trabalhos está reunida em O Livro dos Significados, que vendeu 60 mil cópias no Brasil e lhe rendeu o prêmio de Destaque do Ano da Livraria Saraiva em 2017. Além disso, mantém a página Contos Mal Contados no Facebook, seguida por 700 mil pessoas. Ele também acaba de lançar seu segundo livro, Coração-granada, pela Companhia das Letras.

tão leonino que faz aniversário no dia primeiro. ‘e o que é que tem? não é o início nem o fim, muito menos o meio exato. não é um número cabalístico, nem uma data tão importante assim’. tem que ele fez na cabeça dele, um dia só dele. leão que não importava o dia em que nascesse, acharia perfeito pra si. é, como diz, leão que abaixa a juba e reconhece a grandeza do outro — e aí se faz a verdadeira grandeza. é leão que se orgulha na frente do espelho, mas se faz de espelho pros amigos que precisam aprender a se orgulhar. é quem cresce ajudando o outro a crescer. é quem se sente grande quando todos ao seu redor também são enormes. rei só se for da empatia, se não for, não quer. leonino tão leonino que prefere fazer o próprio significado de leão. veste uma coroa de coque e tem certeza de que a maior riqueza do mundo é o ouro no coração de seus amigos. frágil, escolheu estar vulnerável. vulnerabilidade é a língua dos bons corações, abertos a sentir. vulnerabilidade é a tutora da empatia, é o ópio do sensível, o orgulho do poeta.

Uma publicação compartilhada por JOÃO DOEDERLEIN (@akapoeta) em

Danilo Leonardi
Fã de Neil Gaiman, nerd assumido, o youtuber é idealizador do canal Cabine Literária, com 160 mil inscritos. É autor também de dois livros: Por que Indiana, João? e Coisas Inatingíveis.

 

Isabella Lubrano
Dona do canal Ler Antes de Morrer, com mais de 120 mil inscritos, a youtuber faz resenhas de livros, discute autores e suas obras e dá dicas para quem quer mergulhar no mundo da leitura.

 

Pam Gonçalves
Dona do Canal TvGarotaIT, com 200 mil inscritos, Pam Gonçalves produz conteúdo sobre cultura pop. Já conduziu o blog de mesmo nome e lançou dois livros: Boa Noite, em 2016, e Uma História de Verão, em 2017, ambos pela editora Galera Record.

 

Bel Rodrigues
Recomendações de livros, comparação entre a obra literária e adaptações cinematográficas, e dicas sobre séries, filmes e criminologia. Tudo isso você pode encontrar no canal de Bel Rodrigues, que tem cerca de 359 mil inscritos. Fã de Harry Potter, ela também é autora do livro O Amor nos Tempos de #likes, lançado em 2018, feito para dialogar com as jovens mulheres e abordar os julgamentos sofridos por elas diariamente.

 

Programação de oficinas e encontros
18/8, sábado
Das 14h às 17h: Oficina de produção audiovisual com celular, com Dona Filmes
Das 18h às 20h: Akapoeta: Exercício da poesia nas redes sociais

19/8, domingo
Das 14h às 17h: Oficina de produção audiovisual com celular, com Dona Filmes
Das 18h às 20h: Danilo Leonardi (Cabine Literária): Leitura em tempos digitais

20/8, segunda-feira
Das 17h às 19h: Juliana Cirqueira (Nuvem Literária): Vlogger literário, primeiros passos

21/8, terça-feira
Das 17h às 19h: Isabella Lubrano (Ler antes de morrer): Literatura clássica na Internet

22/8, quarta-feira
Das 17h às 19h: Pam Gonçalves: Literatura em série

23/8, quinta-feira
Das 17h às 19h: Bel Rodrigues: Literatura que incomoda

24/8, sexta-feira
Das 17h às 19h: Mateus Santana: Poesia em múltiplas plataformas

25/8, sábado
Das 14h às 17h: Oficina de produção audiovisual com celular, com Dona Filmes
Das 18h às 20h: Maurício Gomyde: Trajetória de um escritor

26/8, domingo
Das 14h às 17h: Oficina de produção audiovisual com celular, com Dona Filmes
Das 18h às 20h: Eduardo Cilto (Perdido nos Livros): Literatura youtuber


4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura
De 18 a 26 de agosto de 2018. Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, das 9h às 22h. Entrada franca (mediante cadastramento que pode ser feito pelo site, pelo aplicativo do evento ou na entrada da Bienal). Mais informações: (61) 3542-0340 e pelo site

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?